Alunos da rede municipal de ensino estão mobilizados para a primeira Bienal do Livro, evento que será aberto nesta terça-feira no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). A secretaria municipal de Educação vai disponibilizar transporte para cerca de 27 mil alunos do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos. A Bienal estará aberta a partir das 9h para o público. A solenidade de abertura do evento será às 18h. Com entrada franca, a Bienal vai funcionar das 9h às 22h.
“Os ônibus vão fazer cerca de 60 viagens por dia, inclusive à noite. Os alunos da zona rural também vão estar presentes”, disse a secretária de Educação, Milmar Pinheiro. Cada aluno vai ganhar um tíquete de R$ 5 para ajudar na compra de um livro durante a feira. Para as turmas de Educação Infantil, cada escola vai receber R$ 500 para a compra de livros para as salas de leitura. Além disso, durante todo o evento o estande da prefeitura vai estar recebendo doações de livros usados. “Os livros serão disponibilizados para a Biblioteca Télio Barreto e para as escolas municipais”, disse o assessor da Secretaria de Comunicação, Décio Braga.
A Bienal do Livro também reforça a parceria da Petrobras com o município. A empresa, que já investe em educação através do Programa de Leitura, que atende a alunos de 17 municípios da região, é a patrocinadora máster do evento, que vai até domingo, dia oito. “A Petrobras não tinha como ficar de fora deste evento. A Bienal também representa a interiorização da cultura. Um evento como este vai mobilizar toda a região”, comentou o gerente de Recursos Humanos da Petrobras na Bacia de Campos, José Francisco de Oliveira Netto.
A feira tem ao todo 65 estandes, reunindo cerca de 100 editoras. A feira – que conta com a promoção e organização da Fagga Eventos, o apoio do Snel – Sindicato Nacional dos Editores de Livros e tem as atividades infantis patrocinadas pela Ampla – será realizada nos moldes das bienais do livro que acontecem nas principais capitais do país.
Durante os seis dias de evento, importantes livrarias, editoras e distribuidoras de livros estarão presentes, expondo e divulgando títulos de seu acervo para a população de Macaé e cidades vizinhas. Estão programadas diversas atividades culturais para visitantes de todas as idades.
Além de conhecer as novidades do mercado editorial - dos mais variados gêneros - crianças, jovens, adultos, alunos e professores poderão conhecer os últimos lançamentos do setor, encontrar autores famosos no Café Literário e participar das atrações programadas nos estandes dos próprios expositores.
Nesta terça-feira, as atividades infantis começam às 10h, com a apresentação do espetáculo teatral “Enquanto houver criança” da Cia. De Encenações Musicais de Mauro Menezes e Lu Maia. A peça vai ser apresentada durante todo o dia, em mais cinco sessões. No Café Literário, às 15 tem a palestra “Matemática também se lê?”, com o escritos Luiz Márcio Pereira Imenes, e às 17h, “Aventuras do livro: no sofá com Lygia Bojunga Nunes”, com a autora Lygia Bojunga Nunes.