logo

Bienal do Livro começa no próximo dia três

18/09/2006 14:40:20 - Jornalista: Simone Noronha e Janira Braga

Os apaixonados por uma boa leitura e quem não dispensa um best-seller, ou quer ficar por dentro dos últimos lançamentos, já contam os dias para a Bienal do Livro que será realizada em Macaé, a partir do próximo dia três, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). A programação do evento está sendo fechada e será divulgada nos próximos dias. A Bienal está sendo organizada pela Fagga Eventos, com apoio da prefeitura.

A Secretaria de Educação de Macaé vai distribuir vales no valor de R$ 5 para os alunos do ensino fundamental comprarem pelo menos um livro na I Bienal do Livro de Macaé, que vai até o dia oito. A secretaria também vai disponibilizar R$ 500 para as pré-escolas da cidade equiparem suas bibliotecas. “Queremos incentivar o hábito da leitura entre nossos alunos”, diz a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.

- O investimento na educação é uma das prioridades do governo municipal. Essa base pode desenvolver na cultura local um processo de inclusão social. A Bienal do Livro em Macaé promete movimentar não só o segmento como também bons negócios na economia do município. Macaé passa a ser uma referência como pólo de grandes eventos no interior do Estado do Rio -, destaca Alexandre Gurgel, secretário de Indústria e Comércio.

A feira terá pelo menos 65 estandes, ocupando uma área de 1.650 metros quadrados do pavilhão principal. A Bienal conta com a participação das secretarias municipais de Indústria e Comércio, Geral de Governo, de Educação, de Comunicação Social e da Fundação Macaé de Cultura e da Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur).

A Bienal do Livro de Macaé também tem o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A feira conta com o patrocínio ouro da Petrobras e a menos de dois meses para ser realizada, 100% do espaço inicial já foi vendido. Como a procura foi boa, foram abertas novas áreas de comercialização. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas visitem a feira nos seis dias do evento.

Iniciativa do vereador Luiz Fernando Pessanha, através de emenda aditiva 030/2005, a Bienal tem apoio da prefeitura de Macaé, através de diversas secretarias. A feira vai alternar com a Bienal do Rio de Janeiro. Em um ano a cidade do Rio abrigará o evento e no outro, Macaé.