Cerca de 30 mil pessoas já passaram pela primeira Bienal do Livro de Macaé, que termina neste domingo no Centro de Convenções Roberto Marinho (Macaé Centro). A feira, organizada pela Fagga Eventos e pela prefeitura de Macaé, tem programação variada neste fim de semana, com o Café Literário e o espaço infantil, patrocinado pela Ampla. A feira tem o patrocínio máster da Petrobras e o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
Com entrada franca, a feira tem ao todo 65 estandes em uma área de oito mil metros quadrados, reunindo cerca de 100 editoras. A Bienal funciona das 9h às 22h. “O evento está sendo um sucesso, principalmente para as crianças. Estamos atingindo nosso objetivo, que é estimular a leitura entre os pequenos”, comentou a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.
O vereador Luiz Fernando Pessanha (PPS), autor do projeto que aloca recursos para a realização da Bienal e idealizador da Bienal em Macaé, salientou que a realização da feira representa um sonho realizado. “O evento valoriza a leitura como forma de acesso às informações necessárias para o pleno acesso à cidadania”, opinou.
Sucesso de público, o Café Literário continua neste sábado. Às 11h, o tema é “Macaé Literária: poesia de Macaé”, com Bernadete Braga, Sandra Wyatt e Raquel Naveira. Às 15h, a professora e escritora Thalita Rebouças fala sobre o tema “Vivendo a escola com alegria: fala sério professor!”. Às 19h30m, o tema é “A pedagogia do olhar”, com Joel Ruffino dos Santos.
No domingo, o Café Literário recomeça às 11h, com a palestra “Meditação: a arma do século XXI”, com Pedro Tornaghi. Às 15h, o escritor e psicanalista Alberto Goldin fala sobre “Vidas no divã: literatura e psicanálise”. Encerrando a programação, às 19h30m a palestra “Rir é melhor que remédio: a arte do humor”, com Nani e Luis Pimentel.
Na programação infantil, o projeto Mestre Fantoche, de Raul Lavor apresenta o espetáculo “Água nossa de cada dia”, com apresentações às 13h30m, 16h30m e 18h, no sábado, e às 13h30m e 15h no domingo. Também no domingo, às 16h30, espetáculo teatral com o grupo Faz de Conta, com Iara Lima.