logo

Bienal do Livro: oito mil metros quadrados de cultura

20/09/2006 16:07:31 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Grandes nomes da literatura brasileira – como Alberto Goldin, Alcione Araújo e Bia Bedran – estão confirmados na Bienal do Livro de Macaé, que começa no próximo dia três, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). A Bienal é uma realização da Fagga Eventos e conta com apoio da prefeitura de Macaé, além dos patrocínios da Petrobras e da Ampla. O evento vai até o dia oito

Serão 68 estandes, numa área de oito mil metros quadrados. De acordo com a equipe da Fagga Eventos, o número de estandes não corresponde ao número de editoras, já que num mesmo estande pode ter mais de uma editora. Durante todos os dias do evento, a Bienal vai receber estudantes da região.

Como em todo evento literário, a programação terá um espaço especial para as crianças, com atividades de recreação. Já o Café Literário reunirá nomes como Antônio Torres, Waldemar Falcão e Luiz Pimentel. A escritora Marina Colassanti participará da Bienal no primeiro dia, num encontro com a imprensa no Café Literário. À noite, a escritora participa, às 19h, no Teatro Municipal, do Projeto “Tim grandes escritores”, que terá transmissão direta para a Bienal.

A Bienal conta com a ação de seis secretarias municipais (Acervo e Patrimônio Histórico, Comunicação, Educação, Fundação Municipal de Cultura, Governo, Indústria e Comércio), e o apoio do vereador Luiz Fernando Pessanha, autor da emenda orçamentária 030 que aloca recursos para a realização da Bienal do Livro.

A secretaria municipal de Educação vai distribuir vales no valor de R$ 5 para os alunos do ensino fundamental comprarem, pelo menos, um livro na I Bienal do Livro de Macaé. A secretaria também vai disponibilizar R$ 500 para as pré-escolas da cidade equiparem suas bibliotecas.