logo

Bilhetagem eletrônica começa a funcionar em três meses

11/09/2007 16:43:42 - Jornalista: Simone Noronha

Aprovado pela Câmara de Vereadores, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Macaé começa a entrar em vigor dentro de três meses. A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) está acertando os detalhes do sistema, cuja lei de implantação e operação foi sancionada esta semana pelo prefeito Riverton Mussi. A lei inclui ainda o Código Disciplinar das Empresas Operadoras, que prevê multas de um a 15 mil URMs em caso de infrações contra o sistema.

A implantação da bilhetagem eletrônica tem como principal objetivo dar mais agilidade ao sistema de transporte do município, encurtando o tempo de permanência dos usuários nos terminais e facilitando o embarque nos pontos de ônibus. Com o cartão da bilhetagem eletrônica, o passageiro não precisa entrar nos terminais. Estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais terão seu próprio cartão, fornecido pela prefeitura. Todo o pessoal envolvido na bilhetagem eletrônica vai passar por treinamento.

A implantação, operação e manutenção do sistema é de responsabilidade das empresas, que vão elaborar o projeto executivo junto a Mactran. As empresas também serão responsáveis pela emissão do Cartão Passagem e do Cartão Vale Transporte. O cartão eletrônico será do padrão ISO/IEC 14.443, dotado de processador e memória.

Além de softwares, hardwares e programas aplicativos, o sistema inclui ainda o Validador, que faz a leitura dos cartões, o Crédito Eletrônico, valor inserido nos cartões, além do Passe Social, personalizado para os passageiros com direito a gratuidade, e do Cartão do Estudante,que aos poucos vai substituir o passe escolar. O Passe Social e o Cartão do Estudante serão fornecidos pela Mactran. O usuário não terá mais a obrigação de entrar no terminal para garantir o pagamento de uma passagem.

Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) e a Secretaria de Comunicação estão traçando as estratégias de divulgação do sistema de bilhetagem eletrônica, que começa a funcionar em novembro nos ônibus do município. O principal objetivo é informar bem a população sobre o sistema, tirando todas as dúvidas possíveis.

Bilhetagem reduz risco de assaltos

De acordo com o presidente da Mactran, Lúcio Aracati, a bilhetagem eletrônica já foi implantada com sucesso em 47% das cidades brasileiras, facilitando a vida do passageiro e diminuindo o risco de assaltos em coletivos. “É um sistema relativamente simples, mas a população será bem informada para que não haja atropelos”, explicou.

O secretário de Comunicação, Rômulo Campos, disse que o novo sistema vai ser explicado a todos os usuários do sistema de transporte coletivo – por dia, são vendidas cerca de 100 mil passagens urbanas. De acordo com ele, serão montadas estratégias direcionadas, como distribuição de panfletos, reuniões com associações de moradores, implantação do Disque-Bilhetagem, e equipes de “Posso Ajudar” nos terminais tirando dúvidas dos passageiros.

- Como se trata de um sistema novo, temos que informar a população de maneira mais próxima, sem ficar restrito apenas às mensagens institucionais, disse Rômulo Campos.