logo

Bispo dom Rafael: ‘Queremos fundar mais cinco paróquias em Macaé’

25/09/2007 15:29:07 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Uma vez que o encontro 30ª Unidade Diocesana da Diocese de Nova Friburgo será em Macaé, no próximo domingo (30), o bispo dom Rafael Llano Cinfuentes ressaltou que Macaé é uma cidade muito importante em termos econômicos, sociais e ideológicos. “Mas há muitos problemas sociais. Gostaríamos de criar mais cinco paróquias em Macaé”, afirma o bispo. Segundo ele, seria muito bom se houvesse mais disponibilidade para evangelizar nas plataformas. Para isso, padres e diáconos permanentes seriam acionados.

As 50 paróquias da Diocese de Nova Friburgo, distribuídas em 19 municípios, estão organizando o evento, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. A expectativa dos organizadores é que o público presente seja de 15 a 20 mil pessoas. A prefeitura de Macaé está apoiando o evento.

Como mensagem aos católicos que participarão da unidade, ele ressalta o caráter familiar, pois há união com os padres, o bispo e o papa, além de integração com católicos do mundo inteiro. “Família que reza unida, permanece unida. Temos a mesma eucaristia, fonte irradiadora de bênçãos e maravilhas, com acesso livre para todos que lá forem”, frisa dom Rafael. A paróquia macaense anfitriã é a Igreja São José Operário, localizada no Parque Aeroporto.

O bispo diocesano enfatizou também que todos os anos acontecem o dia da unidade, reunindo os três vicariatos da diocese: Litoral (Macaé, Rio das Ostras, Quissamã e outras cidades), Sede (Nova Friburgo e cidades serranas) e Norte (Itaocara, Cantagalo, Cordeiro e demais municípios da região referida). Ele disse que o contato físico e o convívio são marcas da unidade, pois promove encontro de fiéis de diversas paróquias de diferentes cidades, em um mesmo dia.

Shows, palestras, teatros, momentos de adoração, procissões e muita música cristã animarão os católicos. O ponto alto será a presença do padre Joãozinho, que além de fazer palestra sobre o tema do encontro – “Chamados a ser Discípulos, Missionários de Jesus, Hoje” – cantará canções apreciadas pelos cristãos.

O tema desta Unidade Diocesana baseia-se em assunto tratado pelo Papa Bento XVI em seu encontro com os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ocorrida em maio deste ano, na cidade paulista de Aparecida do Norte. Na ocasião, houve a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, cujo título foi “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,17).

Histórico da Unidade Diocesana

A Unidade Diocesana é um evento criado pelo então bispo Dom Clemente José Carlos Isnard, em agosto de 1978, com o objetivo de ressaltar a característica de unidade da Igreja Católica, tendo como modelo a união entre a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

O acontecimento tem sido realizado no último domingo do mês de agosto, num rodízio entre os três vicariatos da Diocese, com uma grande concentração de fiéis oriundos de todas as paróquias. Mas neste ano acontece no último domingo de setembro. Este dia também visa celebrar a unidade da Diocese de Nova Friburgo.

O dia da unidade provém de uma palavra central de Cristo: “Para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti” (Jo.17,11); e ainda “De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo” (ICor. 12,12). Os membros da Igreja devem, segundo a organização do evento, almejar a unidade proposta por Jesus Cristo, unidade ministerial, que abrange a comunhão de fé, na esperança e no amor.

A 30ª Unidade Diocesana da Diocese de Nova Friburgo comporta manifestações de uma única fé, de uma comum esperança e de uma união no amor. De acordo com os organizadores, a presença dos padres, vindos de suas paróquias para se reunir com o bispo e concelebrar a eucaristia; dos diáconos permanentes; dos seminaristas; dos religiosos e religiosas; das leigas consagradas e de todo o povo de Deus; para esta solene celebração, é uma expressão viva da unidade diocesana, inserida na grande unidade católica.

No início, por várias circunstâncias, a organização deste dia ficou entregue aos jovens. Segundo a Igreja Católica, dentro do espírito de uma opção preferencial pelos jovens, proclamada em Puebla (México), nada mais justo do que dar aos mesmos a responsabilidade a nível diocesano. A igreja ressalta, no entanto, que não se trata de uma festividade apenas para os jovens.

- A cada ano, o dia da Unidade apresenta um tema. Nos primeiros anos, o tema versava sobre a Campanha da Fraternidade. Depois, de acordo com a motivação, foram elaborados temas mais específicos – disse Dom Rafael.

Atualmente, a programação é formada pela acolhida, Palavra do Bispo e do padre anfitrião, apresentação das paróquias, dos seminaristas da Diocese, encenações teatrais, apresentadas pelos jovens dos três vicariatos, palestras e um Momento Mariano.

- No entanto, o mais importante não é o tema. O que importa acima de tudo, é a celebração da eucaristia, a manifestação da mesma fé, trazida pelos vicariatos, a demonstração do amor fraterno, trazido na partilha e na cordialidade com que todos se tratam – ressalta o bispo de Nova Friburgo.

Outra realização no evento é a união entre Cristo, a igreja, o bispo e todas as comunidades das diversas cidades. “Todos estarão reunidos em torno do Bispo, pólo de unidade da Diocese, pastor e mestre, com o qual todos devem estar em comunhão para receber a seiva vivificante do Cristo Jesus”, pontua a organização do evento.

Padre Joãozinho vai ministrar palestra com tema principal do evento

O Padre Joãozinho, que vai se apresentar tanto cantando quanto orando, além de ministrar o tema principal do evento, nasceu em Brusque, Santa Catarina. Era ainda criança, quando optou pelo sacerdócio. Aos 11 anos, ingressou no seminário da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Cursou Filosofia e Teologia, foi professor dos seminaristas, fez mestrado em Teologia Sistemática. Atualmente, leciona Teologia nesse mesmo seminário.

O violão foi sempre o companheiro de todas as horas. Gostava de compor. Mas outros artistas gravavam suas composições. Até que o padre compreendeu que era ele quem devia gravar: na sua voz o povo queria ouvir o seu coração de consagrado.

Seu primeiro trabalho pastoral foi no Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, onde atuou junto aos jovens, pastoral do dízimo, leigos dehonianos e RCC. Ali também intensificou seu trabalho junto aos meios de comunicação, escrevendo seus primeiros livros publicados por Edições Loyola e gravando seu primeiro disco solo, “Conheço um coração”.

Atualmente, Padre João Carlos Almeida atua como diretor e professor na Faculdade Dehoniana e retoma, aos poucos, sua atividade no campo da pregação de retiros e cursos, além de preparar diversos livros para breve publicação. Já se encontra em fase final seu novo disco pelas Paulinas que marca os seus 15 anos de padre e terá como título: ECCE VENIO - Sacerdote para Sempre!

Ano e cidade onde já houve o evento

1978 - Nova Friburgo; 1979 – Macaé; 1980 – Trajano de Morais; 1981 – Cantagalo; 1982 – Nova Friburgo; 1983 – Conceição de Macabu; 1984 – Cordeiro; 1985 – Nova Friburgo; 1986 – Casimiro de Abreu; 1987 – Bom Jardim; 1988 – Nova Friburgo; 1989 – Macaé; 1990 – Itaocara; 1991 – Cachoeiras de Macacu; 1992 – Rio das Ostras; 1993 – São Sebastião do Alto; 1994 – Carmo.

Também houve unidades diocesanas nos municípios de: Casimiro de Abreu (1985), Cantagalo (1996), Japuíba (1997), Quissamã (1998), Duas Barras (1999), Nova Friburgo (2000), Rio das Ostras (2001), Itaocara (2002), Lumiar (2003), Conceição de Macabu (2004), Cordeiro (2005), Nova Friburgo (2006) e em Macaé, neste ano.

Programação do evento no Macaé Centro

8h – Chegada e café da manhã, ao som de música de banda
9h – Abertura oficial, com as palavras do Padre, Bispo e do Prefeito ou Representante
9h30 – Entrada de Nossa Senhora (procissão)
10h – Palestra com o Tema da Conferência, ministrada pelo Padre Joãozinho
10h30 – Show com o Pe. Joãozinho
11h30 – Teatro sobre tema da Campanha da Fraternidade (2007)
12h – Almoço
13h30 – Teatro
14h – Animação com música
14h30 – Momento de Adoração
15h – Santa Missa
18h30 - Encerramento