logo

Blitz Educativa alerta motoristas durante a ESMMAM 2015

26/05/2015 09:20:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

A ação buscou alertar para um comportamento mais seguro no trânsito

A 20ª edição da Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador (ESMMAM), que aconteceu no último fim de semana em Macaé também contou com ações de conscientização realizadas pela secretaria de Mobilidade Urbana. Em Parceria com a equipe da Operação Lei Seca, os agentes de trânsito realizaram uma “Blitz Educativa”, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a necessidade de se adotar comportamento mais seguro e responsável, visando à preservação da sua própria vida e a dos demais ao seu redor. Esta foi mais uma ação em alusão ao movimento “Maio Amarelo”.

Em média, por dia de operação, foram abordados cerca de 120 carros a cada duas horas, tempo de duração da blitz educativa. E neste período não foram poucas as infrações flagradas. A principal delas, a ausência de cinto de segurança, em especial no banco de trás, crianças sendo transportadas sem o uso da cadeirinha e condutor utilizando o celular ao dirigir. Todos foram orientados e receberam materiais educativos com dicas de segurança no trânsito visando uma mudança de atitude por um trânsito mais seguro:

- Esta é uma ação muito importante, pois reforça os conceitos de segurança no trânsito, que muitas vezes o motorista não se lembra e acaba se descuidando. E com uma abordagem desta forma, mais direta, passamos a adotar um comportamento mais seguro – afirmou a condutora Luana Machado.

E para mostrar que o descuido com a própria segurança pode resultar em consequências devastadoras, os agentes da Operação Lei Seca se utilizam de suas próprias histórias para sensibilizar os motoristas sobre a necessidade de responsabilidade ao volante: “Fui a uma festa e ao sair peguei carona com um motorista alcoolizado. Acabei sofrendo as consequências desta irresponsabilidade. Por isso procuro ser um exemplo para que isso não aconteça com outras pessoas”, relatou o agente cadeirante, Douglas Lisboa.

Saldo positivo – Apesar das muitas infrações flagradas durante a realização da “Blitz Educativa”, o saldo foi bastante positivo, de acordo com a Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana. Isso porque o retorno e a aceitação por parte dos condutores foram fundamentais para o sucesso da ação:

- Não tivemos problemas de reclamações por terem que parar e nem resistência às orientações passadas durante a “Blitz Educativa”. Isso é um sinal de que a consciência com relação à segurança viária está mudando, o que é muito importante - disse a agente de trânsito, Gabriela Dias.

Para estimular a colaboração de todos, outras ações semelhantes devem acontecer para difundir ainda mais os conceitos sobre um trânsito com mais seguro, com respeito, segurança e gentileza.


Fotos Relacionadas