Prevenir acidentes de trânsito reforçando informações de segurança. Esse foi o foco da Blitz Educativa realizada pela Prefeitura de Macaé, nesta quinta-feira (28), na Avenida Atlântica (Praia dos Cavaleiros). Das 11h às 15h, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana abordou e orientou motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas quanto às medidas de prevenção para um trânsito mais seguro. O objetivo do governo municipal é que, através da educação, haja mais conscientização quanto às regras e cuidados essenciais na segurança viária.
“Essa iniciativa é muito nobre, não só para motoristas, mas também para os pedestres que precisam ter atenção e olhar para os lados antes de atravessar. Às vezes a pessoa está com problemas, com pressa, não tem tempo. É preciso iniciativas assim para termos um mundo melhor”, disse Leterlene Alves Ferreira, chefe de nutrição em rebocador. Ele chegou do Golfo do México ontem, depois de um mês de trabalho, e estava dando um passeio na praia com os dois filhos de 12 e 7 anos.
Durante a ação, os agentes de trânsito identificaram vários veículos onde os ocupantes não usavam cinto de segurança ou estavam sem material de retenção para crianças. Vários motociclistas também foram orientados a colocar o capacete. A Blitz Educativa não tem objetivo de aplicar penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, sim de alertar quanto às medidas que podem evitar acidentes de trânsito
“O objetivo principal da gestão municipal é educar para termos um trânsito mais seguro para todos. Nessa Blitz Educativa, os agentes de trânsito abordam e orientam os condutores para que sigam as regras estabelecidas no CTB. Esse trabalho de prevenção de acidentes vai ser contínuo para que possamos colher resultados positivos”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
Foram entregues panfletos sobre o perigo da direção e álcool, dicas e orientações sobre revisão preventiva, velocidade, cinto de segurança e outros fatores que colaboram para a segurança viária. Também foi distribuído material educativo de trânsito para as crianças colorirem.
“Super apoio a ação. É ótimo esse trabalho de orientação e educação”, afirmou Fabiano Peixoto, que atua no setor offshore como embarcado.
O coordenador de Políticas Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Matheus Vandré, lembra que é preciso respeitar o limite do corpo quando se dirige no trânsito. “É preciso falar para as pessoas que é necessário respeitar o limite do corpo. Eu sou um exemplo disso e, hoje, estou na cadeira de rodas por conta de um acidente”, relata.
Já o cirurgião-dentista Felipe Pacheco disse que é preciso respeitar os pedestres. “Os motoristas têm de respeitar a faixa de pedestres e os pedestres também precisam atravessar na faixa. Quando respeito a faixa e paro para um pedestre atravessar a rua, os motoristas que vêm atrás já começam a buzinar. Essa ação é excelente. As pessoas em Macaé estão precisando disso”.
Numa das abordagens aos condutores, o motorista Sérgio Ricardo, representante da empresa Senior Treinamento e Gestão, instalada no bairro de Imbetiba, mostrou interesse em levar esse trabalho educativo de treinamento à empresa.
Medidas sanitárias de distanciamento por conta da Covid-19 foram seguidas pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito durante a ação.