Para quem gosta do tradicional carnaval de rua, o Bloco do Benê realiza o último ensaio, nesta quinta-feira (7), no Solar dos Mellos, a partir das 19h30. A apresentação faz o resgate de marchinhas, principalmente, as de autoria do músico, flautista e compositor macaense Benedito Lacerda. O bloco, que conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, vai sair todos os dias do carnaval, de sábado (9) até terça-feira (12), às 21h30, na Orla dos Cavaleiros, em frente ao posto 1.
O fundador e idealizador bloco, Aldebaran Bastos, afirma que este é o quinto ano de desfile. “O ensaio e desfiles são abertos ao público, gratuitamente, e todos estão convidados a prestigiar. Teremos o resgate do carnaval carioca com marchinhas, fantasias e instrumentos de sopro. É importante o apoio do governo municipal para esta ideia. Com isso, podemos dar continuidades aos nossos trabalhos e levar humor e alegria para a população macaense. A cada ano o público aumenta, sendo um evento para a família”, acrescenta.
O Bloco do Benê é formado por 23 músicos, 10 atores, oito manipuladores de bonecos gigantes, 10 apoiadores, além da equipe de som. O bloco foi fundado, em 2009, por macaenses para homenagear Benedito Lacerda. Benê nasceu em 14 de março de 1903, em Macaé, e gravou com os maiores astros da era de ouro do rádio como Francisco Alves, Carmem Miranda, Silvio Caldas, Pixinguinha, entre outros. Benedito foi campeão em vários concursos de música para carnaval. Entre seus sucessos destacam-se: Eva querida, Despedida de Mangueira, A Lapa, A Jardineira, Professora, Amigo leal, Normalista, Ainda me recordo e Vou vivendo.
A proposta é fundar, em breve, o Bloco Benezinho, um braço social do Bloco do Benê. “Ainda estamos buscando parceiros, mas a ideia é realizar um trabalho com instrumentos musicais com crianças em risco social do município”, ressalta Aldebaran.
O desfile tem apoio de diversos órgãos da Prefeitura de Macaé.