logo

Blog da Educação orienta sobre alimentação saudável

19/08/2020 14:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print Screen

Há orientações sobre alergia ou intolerância ao ovo, glúten, lactose e para alunos com diabetes

Os cuidados com a alimentação de alunos com diabetes, alergia a ovo, restrição ao leite e derivados e alergia ou intolerância ao glúten são os novos temas abordados na aba “Alimentação Escolar”, do blog www.educacaonaopara.com. O objetivo da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação é que os familiares dos estudantes da rede municipal sigam a alimentação saudável e os devidos cuidados com os que apresentam patologias, neste período de suspensão das aulas.

Quem acessar a aba “Alimentação Escolar" recebe informações sobre a diabetes como exclusão de alimentos específicos, substituições necessárias aos alimentos, atenção aos rótulos das embalagens, sintomas, diferença de produtos diet e light. Quanto às alergias ao ovo e glúten são repassadas orientações sobre sintomas e substituição do cardápio. Os pais e responsáveis também recebem dicas a respeito dos sinais de quem tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose e os cuidados em casa. Um dos destaques é a preferência para alimentos in natura e/ou minimamente processados.

Também são apresentadas dicas sobre o consumo e ingestão de água, categoria dos alimentos, os cuidados com a alimentação em tempos de Covid, com informações úteis para evitar contaminações no ato da compra, na armazenagem dos produtos em casa e no ato de preparo dos alimentos. Na lista estão ainda boas práticas de higiene, importância da inclusão das crianças no preparo das refeições e a “Conversa sobre alimentos”, com foco para alimentação adequada em todas as etapas da vida, especialmente na infância.

Segundo os laudos médicos fornecidos para as escolas municipais e direcionados à Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, até março deste ano, um total de 617 alunos de 94 unidades foram cadastrados para receber cardápio adequado à sua necessidade (diabetes, intolerância ou alergia a leite de vaca e derivados, soja, glúten, ovo e outras alergias). Deste total, 431 alunos foram registrados com alergia ou intolerância à proteína do leite, 79 alunos têm alergia ao ovo e 35 com diabetes.

Durante as aulas, os estudantes recebem os alimentos adequados à restrição alimentar e agora, em casa, em virtude da pandemia, precisam manter a dieta para que sua saúde não seja prejudicada. Além de seguir todos os cuidados gerais com a alimentação, a advertência da equipe “é que os responsáveis sigam os cuidados recomendados pelos médicos aos alunos com patologias relacionadas à alimentação, para evitar transtornos com a saúde”. O material apresentado no blog tem como referência o mais recente Guia Alimentar para População Brasileira elaborado pelo Ministério da Saúde e recomendado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).