A Secretaria de Educação realiza nesta quarta-feira (27), a apresentação dos trabalhos selecionados no projeto “Livro didático: Interfaces do professor” que tem como objetivo desenvolver atividades de preservação do livro didático nas escolas. O evento acontece às 9h, no Auditório 31 da Secretaria de Educação. Nesta edição foram seis trabalhos selecionados em toda a rede de ensino fundamental de Macaé. Também haverá homenagem aos educadores da rede, que comemoraram no dia 15 de outubro o Dia do Professor.
De acordo com a coordenadora Roze Tomaz, o objetivo é homenagear, no Dia do Professor, os profissionais que apresentaram os melhores resultados com os projetos de preservação e utilização do livro didático. “Queremos incentivar a multiplicação das Boas Práticas no uso do livro pelos alunos e, ao mesmo tempo, homenagear e valorizar este profissional que faz educação com empenho e dedicação”, ressalta Roze, destacando que tudo foi organizado pensando em homenagear os professores pelo seu dia.
Nos colégios em que os projetos acontecem alguns professores receberam até faixas homenageando o sucesso da empreitada. Foi o caso do professor Marlon Baltazar Pinheiro, do Ciep Municipalizado Maringá, no bairro Campo d’Oeste, que foi destaque com o projeto “Saber cuidar: não faça com os outros, o que você não quer que façam com você”. O trabalho de conscientização dos alunos sobre a importância do cuidado em tudo na vida. Os alunos fizeram faixa para homenagear o professor que ficou emocionado com o reconhecimento.
Outro projeto selecionado foi o Pitanguá Ciências, com o tema “O solo e a água” que aborda o desenvolvimento de experimentos em sala de permeabilidade do solo e a construção de um filtro utilizando alguns tipos de solo e pedras. A idéia foi da professora Aricelma Belo de Souza, da Escola Jacyra Tavares Duval no Novo Cavaleiros.
Já no Colégio Municipal Neuza Brizola, na Barra de Macaé, o projeto selecionado foi “O Livro didático que queremos” da professora Isaura Rocha Cardoso de Souza. Ela afirma que o projeto tem como objetivo maior levar o aluno a ler mais livros e a ter prazer em ler, incentivando também sua família e amigos a buscar a literatura e ver a importância do livro didático. Entre as ações desenvolvidas destacam-se: encapar o livro didático com materiais reciclados, fazer combinados para a preservação e propaganda dos livros para atrair o interesse dos alunos.
No projeto “Entendendo a Erosão”, da professora, Sônia Ferreira de Almeida, do Colégio Municipal Aroeira, o objetivo é destacar a importância da vegetação e cuidados que se deve ter com o solo. Destacam-se ainda as professoras Cristiane Ribeiro da Silva e Raquel Fazoli Camolezi. A primeira leciona no Balneário Lagomar e criou o projeto “Branca de Neve convida para altas aventuras nos livros”. Com muita imaginação e criatividade foi desenvolvido um trabalho resgatando a contação de histórias de pais para filhos. A atividade foi dinamizada através da leitura de vários livros infantis.
Já Raquel Fazoli teve selecionado o seu projeto “Sustentabilidade x Meio Ambiente: reaproveitamento do livro didático” onde, através de um sistema de correção de fluxo, são reaproveitados livros que já expiraram o prazo de três anos.