Um pouco longe do samba das agremiações carnavalescas e perto da identidade cultural macaense. Assim é possível definir um bloco de Boi Pintadinho, que desfila nesta madrugada na passarela do samba da Linha Verde. Garanhão, Ladeira, Godizzila Revoltado, Arraza Nem, Zeca Júnior, Axé, Falcão, Matozão, Alzirão, Belo, são alguns blocos de bois que já desfilaram nesta noite.
Cada bloco confecciona seu boi, feito em bambu, PVC e tecido, com as cores que representam o bloco. Uma pessoa fica dentro do boi, mexendo-o, dançando e animando os foliões. O Boi Pintadinho é descendente direto do Boi-bumbá e do Bumba-meu-boi. A percussão marca o passo do boi, que fica rodeado de foliões de todas as idades.
- Meu pai sempre me incentivou a participar dos ensaios do Boi Pintadinho e hoje desfilo em vários – disse a estudante Janete Menezes, de 18 anos. No mês de janeiro, os Bois Pintadinhos arrastaram multidão por diversas ruas de Macaé. O que representa um ensaio, vira diversão e faz parte de um típico Carnaval de rua.