Foto: Ana Chaffin
Encontro defende união de setores para melhoria do programa
Profissionais municipais de Educação, Saúde e Assistência Social participaram do I Encontro Regional de Coordenação Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família, nesta terça-feira (18). O evento, promovido pela prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Assistência Social e do governo do Estado, teve como objetivo integrar e subsidiar as equipes técnicas, com representantes destas três áreas de vários municípios.
Segundo o secretário de Assistência Social de Macaé, Júlio César Barros, o Julinho do Aeroporto, a união destas três políticas públicas - Educação, Saúde e Assistência Social - é uma vitória para o bem social e também para a administração de programas como o Bolsa Família, que dependem de ações das três áreas para ser executado com sucesso.
- O trabalho com união permite agilização, aumentando a atenção aos beneficiados, que serão atendidos com mais qualidade e humanização. Ficamos felizes em observar que estamos realmente no caminho correto, explicou Julinho.
O encontro contou com 90 profissionais que discutiram sobre três temas – “Apresentação da política estadual de promoção de qualidade de vida com ênfase para as ações intersetoriais”, “Condicionalidades do Programa Bolsa Família” e “Lançamento da Política Estadual de Humanização”.
- O nosso papel é integrar as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social junto ao programa, com finalidade de fortalecer e ampliar a integralidade das ações das políticas públicas destinadas à proteção, saúde, inclusão e promoção dos indivíduos, disse a coordenadora estadual do Bolsa Família, Lílian Cardoso, lembrando que o Bolsa Família é integrado ao Fome Zero do governo do Estado, com objetivo de diminuir a pobreza das famílias brasileiras.
O final do encontro contou com debates e discussões sobre o Cadastro Único, que é uma base nacional de dados socioeconômicos das famílias , assim como o dever e a responsabilidade da execução do papel da coordenação municipal.