Foto: Rui Porto Filho e Bruno Campos
Espaço oferece aulas específicas para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade
A população do Botafogo recebeu, nesta semana, a implantação da Academia da Terceira Idade. Os aparelhos estão localizados no Lazaredo e contempla os moradores da região. O objetivo é contribuir para a qualidade de vida da população, com a oferta de equipamentos selecionados para a prática de atividade física ao ar livre.
As aulas acontecem toda terça e quinta-feira, das 9h às 10h. Cerca de 30 alunas fazem a aula de ginástica e alongamentos acompanhadas de uma professora de educação física da Secretaria de Esporte (Fesporte).
Dona Nilza da Luz Peixoto, tem 50 anos e é uma das alunas da ginástica. "Eu gosto porque as aulas ajudam na minha saúde. Antes, eu sentia muitas dores na coluna e nas pernas, hoje, eu já melhorei muito, fiquei mais ativa e mais animada pra sair", diz.
O projeto é realizado pelo trabalho integrado das secretarias de Serviços Públicos e Fundação de Esporte. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Célio Chapeta Mattoso, a criação da Academia da Terceira Idade foi uma reivindicação da população. "Os moradores nos solicitaram e sempre procuramos atender, dentro das nossas possibilidades. É muito importante estar atento e trabalhar em prol do lazer, saúde e bem estar de todos", salienta.
Para o presidente da Fesporte, Thales Coutinho, o projeto voltado para o público da terceira idade faz muito sucesso. "Temos muito orgulho dessa iniciativa. São pessoas que adoram a ideia e valorizam. Dá qualidade de vida, é importante para a saúde e o bem estar", afirma.
A parceria entre gestão municipal e população no Botafogo acontece ainda com o Projeto Social Crakes, que também contempla com aulas de futsal cerca de 50 crianças da comunidade. Estas aulas são realizadas segunda e quarta-feira, de 8h às 11h e das 14h e às 16h, na quadra da Praça do Botafogo.
A coordenadora do Projeto Crakes, Aderlucia Santos Martins, conta que a proposta do projeto é levar entretenimento, lazer e educação à população e isso só é possível com o apoio da prefeitura e moradores.
O neto de dona Nilza, Ronalsy Souza, tem 10 anos, e é o goleiro do time de futsal. "Jogar bola é meu esporte favorito, entrei no time quando tinha 8 anos. Já participei de campeonatos e nosso time ganhou. Eu e meus amigos ficamos muito felizes", conta o estudante da Escola Municipal Jofre Frossard.
Mateus Emanuel Souza, 11 anos, também comemora a oportunidade de fazer atividade física no local onde mora. "O que eu mais gosto de fazer é jogar bola, jogo desde 'pequenininho' quando tinha quatro anos. Já fiz vários gols. Conheci novos colegas aqui, e meu irmão gêmeo e meu primo também jogam. Na escola eu estudo muito, estou aprendendo as formas geométricas", comenta o aluno de futsal, morador do Botafogo e aluno do Colégio Municipal Aroeira.
O professor de futsal, Wagner Brum, explica que o esporte resgata princípios educacionais e tira das ruas as crianças que vivem em área de vulnerabilidade social. "Os alunos são assíduos e aprendem no futsal a respeitar o próximo e melhoram seu rendimento escolar, pois isso também é cobrado aqui. Além disso, eles criam novos laços de amizade e se divertem nas aulas e competições. É muito bom ver a empolgação deles", ressalta.
Para se inscrever nas aulas de ginástica e no futsal os interessados devem procurar a coordenadora do Projeto Crakes, Aderlucia Santos Martins, na Rua Arlindo Basto, 89, ou na horário das aulas. Devem ser entregues os seguintes documentos: cópia de RG, CPF e comprovante de residência; atestado médico e, no caso das crianças, é preciso ter acima de seis anos e apresentar declaração escolar e estar acompanhado de um responsável.