logo

BRASIL E URUGUAI DECIDEM O TÍTULO NESTE DOMINGO EM MACAÉ

11/03/2006 16:25:31 - Jornalista: DGW Comunicação

Um duelo decidido nos últimos segundos e uma goleada arrasadora marcaram, neste sábado, as duas semifinais da Eliminatória da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006 – Macaé. Depois de o Uruguai garantir sua vaga na Copa Mundo ao marcar um emocionante 5 x 4 sobre a Argentina na prorrogação, a Seleção Brasileira fez uma exibição de gala e marcou 15 x 1 na Venezuela.

Neste domingo, o Brasil decide o título da competição na arena montada no km 3 da Linha Verde, com entrada gratuita, a partir das 10h30. O jogo terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, dentro da programação do Esporte Espetacular. Mais cedo, às 9h, na disputa pelo terceiro lugar, Argentina e Venezuela brigam por uma vaga na Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006, que será realizada em novembro, em Copacabana. A partida será transmitida ao vivo pelo Sportv.

O maior destaque da festa brasileira foi o camisa 10 Jorginho, que, além de fazer cinco gols, abusou de belos passes que deixaram seus companheiros em condição de marcar. “O jogo não foi fácil. Nós é que fizemos dele uma moleza”, definiu o craque. “Fizemos um primeiro tempo quase perfeito e acho que eles entraram um pouco querendo se poupar. Só que você não pode fazer isso contra um time como o nosso”.

A final será uma repetição do confronto que decidiu a Eliminatória de 2005 – quando o Brasil marcou 5 x 2. Na última rodada da primeira fase em Macaé, os brasileiros tiveram muito trabalho para fazer 6 x 4. “O Uruguai evoluiu muito nos últimos anos e, apesar de ter feito uma primeira fase apenas razoável, mostrou serviço nos momentos decisivos: contra nós e na semifinal. Tenho certeza que amanhã será assim e eles ainda vão entrar mais soltos depois de ter garantido lugar na Copa”.

Na véspera da semifinal, o técnico da Venezuela, o brasileiro Andrey Valério, admitiu que a hipótese de derrotar o Brasil era distante e que já pensava em se preparar para a decisão de terceiro lugar. O que surpreendeu foi a pouca resistência que o time voltou a oferecer – tal como havia acontecido na primeira fase, quando o Brasil venceu por 15 x 2.

“Não gostei nem um pouco da equipe hoje. Faltou fibra, principalmente no primeiro tempo”, lamentou Valério, que já venceu três títulos mundiais dirigindo a Seleção Brasileira. “A partida de amanhã será o jogo de nossas vidas. É a nossa chance de entrar para a história. Vamos tentar aproveitar que a Argentina deve estar dilacerada emocionalmente, depois de perder a semifinal da maneira como perdeu”.

Uruguai na Copa – Sem dúvida, motivos para estarem abalados os argentinos têm. A primeira semifinal fez jus a um clássico Argentina x Uruguai e, mais do que isso, foi digna de uma partida que valia vaga na Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA. Os dois times travaram um duelo de muita marcação, mas repleto de oportunidades de gol.

Depois de liderarem por 4 x 2 até os oito minutos do terceiro período, os uruguaios assistiram a uma reação fulminante dos argentinos, que empataram em 4 x 4 com um gol de Santiago Hilaire, quando faltavam 27 segundos. Na prorrogação, após muita tensão, quando a decisão parecia destinada à disputa de pênaltis, Fabián marcou o gol da classificação, a nove segundos do final, e deu início à festa uruguaia na arena em Macaé.

“É de matar do coração. Desde novembro estamos trabalhando muito duro e realmente nos sentimos uma família. Além desses 12 atletas, são mais cinco ou seis de alta qualidade que ficaram no Uruguai”, elogiou o técnico brasileiro Marcelo Mendes. “Na primeira fase tivemos um desempenho mais fraco do que o esperado, mas neste jogo e no confronto com o Brasil mostramos a que viemos. Se eu tiver a chance de continuar esse trabalho até a Copa do Mundo, tenho certeza de que podemos brigar pelo título”.

Do lado argentino, a tentativa é de esquecer a dolorosa derrota na prorrogação e buscar a vaga na Copa do Mundo neste domingo, diante da Venezuela. “Este clássico é sempre muito parelho e tudo pode acontecer. Levamos a melhor na fase classificatória (vitória por 4 x 1), mas hoje eles venceram. Temos que tentar esquecer a partida de hoje e nos focar na classificação amanhã”, disse o argentino Rey.

O Brasil é a única das seis equipes que já chegou a Macaé com vaga garantida na Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006, por ser o país-sede. Os outros cinco times entraram na disputa por duas vagas. Os países jogaram todos contra todos e os quatro melhores se classificaram para a semifinal. Como o Brasil chegou à final, o terceiro colocado ficará com a última vaga da América do Sul.

Brasil 15 x 1 Venezuela

Brasil
Mão, Junior Negão, Buru, Benjamin e Jorginho
Entraram: André, Bueno, Sidney e Daniel
Gols: Jorginho (5) aos 7’01’’ do 1° tempo, aos 5’44’’ do 2°, aos 0’29’’, 0’49’’ e 5’49’’ do 3°; Jr. Negão (3) aos 2’24’’, 6’11’’ e 7’41’’ do 1° tempo; Benjamin (3) aos 3’11’’ e 9’47’’ do 1° e a 1’19’’ do 2°; André (2) 8’32’’do 1° e aos 10’30’’ do 2º; Daniel aos 9’37” do 1º e Sidney aos 4’04” do 2º


Técnico: Alexandre Soares


Venezuela
José Antonio, Leonardo, Edgar, Carlos, e Roby
Entraram: Eladio, Alexander, Reynaldo e Camilo
Gols: Reynaldo aos 10’47’’ do 2° tempo
Técnico: Andrey Valério

Árbitros:João Almeida (POR), Juan Marcelo Cantti (ARG) e Fabio Polito (ITA)



Argentina 4 x 5 Uruguai (0 x 1 na prorrogação)

Argentina
Salgueiro, S. Hilaire, Lopez, Andrade e E. Hilaire
Entraram: Minici, Rey, F.Hilaire e Casado
Gols: S. Hilaire (2) a 8’11 do 1° período e 11’33 do 3°, Casado a 0’43 do 2°, Rey a 8’20 do 3°
Cartão Amarelo; S. Hilaire
Técnico: Francisco Petrasso


Uruguai
Diego, Seba, Pampero, Parrillo e Fabian
Entraram: Leandro, Topo, Gabriel, Miguel e Martín
Gols: Pampero (2) a 4’16 do 1° período e 3’02 do 3°; Martín a 10’42 do 1°; Miguel a 8’22 do 2° e Fabián a 2’51 da prorrogação
Técnico: Marcelo Mendes

Árbitros: Antônio Buaiz (BRA), Renato de Carlo (BRA) e Ivo Santos (BRA)

Artilheiros
Junior Negão (BRA) 13 gols
Jorginho (BRA) 11 gols
Benjamin (BRA) 10 gols
S. Hilaire (ARG) 9 gols
Pampero (URU) 8 gols

A Eliminatória da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006 – Macaé tem o patrocínio de Banco Popular, Campari, Gillette Prestobarba Excel, Goodyear e TAM. Umbro é a marca esportiva oficial. A organização e realização é da Octagon Koch Tavares, com apoio da Prefeitura de Macaé. Para informações complementares, acesse www.cbbsbrasil.com.br