logo

Brasil Offshore começa nesta terça-feira

18/06/2007 14:58:59 - Jornalista: Simone Noronha

A terceira maior feira de petróleo e gás do mundo começa nesta terça-feira (19). A quarta edição da Feira Brasil Offshore será aberta às 12h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), em Macaé. O evento, que vai até sexta-feira (22), tem total apoio da prefeitura e conta com a participação das maiores empresas do setor.

Ao todo, participam cerca de 1,3 mil marcas de 40 países que estarão nos de 555 estandes. Promovida pela Media Group do Brasil, a MG do Brasil, a feira conta com área total de 27 mil metros quadrados de exposição. Para o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, a Brasil Offshore confirma a importância de Macaé no cenário internacional de negócios do setor.

- Somos a sede da Petrobras na Bacia de Campos, que responde por 83% da produção nacional de petróleo e 42% da produção de gás natural. Termos em nossa cidade um evento com a Brasil Offshore, onde estão representadas as maiores empresas do mundo no setor, comprova que Macaé é um município estratégico para o desenvolvimento econômico nacional - comentou o prefeito.

Nesta segunda-feira (18), operários trabalham nos últimos detalhes do evento. No estande da prefeitura, será mostrada a infra-estrutura econômica da cidade, destacando Macaé como opção de negócios, voltados inclusive para exportação. O Pólo Industrial de Macaé, o Pólo de Serviços, a logística da cidade – apontada em maio como a mais dinâmica do país – e a infra-estrutura para grandes empreendimentos serão mostradas aos investidores em potencial.

Os expositores também estão trabalhando nos acertos finais dos estandes. No espaço da empresa Flutrol Fluidos, especializada em sistemas de alta pressão, Clóvis de Andrade Júnior coordenava os últimos detalhes para a Brasil Offshore. “É a terceira vez que participamos da Brasil Offshore, evento que tem retorno garantido. É uma vitrine internacional, não dá para ficar de fora” - comentou.

No estande da Conexel, empresa especializada em soluções de conexão eletro-eletrônico, Fernando Montanhano também acertava os detalhes. “Esta será a segunda vez que participamos. Na primeira, fechamos bons negócios, e como temos produtos para lançar, estamos com expectativa muito boa de novos negócios durante o evento - afirmou.
Programação
A cerimônia de abertura da Brasil Offshore está marcada para as 12h, com a recepção de autoridades e convidados. Às 14h, o prefeito, organizadores da feira e autoridades convidadas fazem a abertura oficial, com o desenlace da fita de inauguração.

Às 16h, o governador Sérgio Cabral, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlio Bueno, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e o secretário de Agricultura, Christino Áureo, participam da abertura da Conferência Internacional da Indústria Offshore de Petróleo e Gás, organizada pelo Instituo Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Logo depois, será assinado protocolo de intenções do SMS com a secretaria estadual de Trabalho e Renda. Às 20h, o prefeito se reúne com o cônsul da França, Hugues Goisbault.

A entrada para a Feira Brasil Offshore é gratuita para profissionais do setor, que devem apresentar crachá da empresa ou cartão de visitas, além de documento com foto. A credencial pode ser feita na hora, direto no balcão de atendimento. Para o credenciamento antecipado, basta acessar o site www.brasiloffshore.com, preencher o formulário e aguardar o código de acesso, que será enviado por e-mail.

A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) preparou um esquema especial de trânsito para o evento. Agentes de trânsito vão orientar os motoristas nas linhas Verde e Azul, principais vias de acesso, que terão sinalização indicativa ao Macaé Centro.

Para evitar congestionamentos, o presidente da Mactran, Lúcio Aracati, orienta os motoristas que evitem passar pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho da Barra de Macaé, Ponte Ivan Mundin e o Centro da cidade, onde várias ruas estão em obras.

Para quem preferir deixar o carro em casa e ir de táxi para o Macaé Centro, a Mactran lembra que os 120 taxistas credenciados estão operando com taxímetro. A bandeirada custa R$ 4,50. Já para quem não for participar da Brasil Offshore, a orientação é utilizar as vias alternativas na área de entorno do Macaé Centro, passando pelo Parque Aeroporto, principalmente na hora do almoço e a partir das 17h, para evitar os congestionamentos.