Brasil Offshore: Fator de desenvolvimento econômico

01/06/2005 19:34:10 - Jornalista: Sérgio Lopes

Neste mês de junho, a atenção do setor offshore vai estar voltada para Macaé, de olho nas novidades que serão apresentadas na Feira Brasil Offshore, que acontece nos dias 15, 16 e 17, no Macaé-Centro.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, falar da feira Brasil Offshore é falar da grande explosão do desenvolvimento econômico que o município de Macaé representa para o estado do Rio de Janeiro, para o Brasil e para o Mundo.

Alexandre revelou que os preparativos para a feira estão a todo vapor. “Temos uma equipe de secretários que está atuando de forma integrada, através de uma comissão que o prefeito Riverton Mussi implantou para garantir que o evento seja um sucesso”, disse.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, a Brasil Offshore reúne empresas fornecedoras da indústria do petróleo, com caráter comercial e prestação de serviço. Desta forma ela interfere decisivamente na economia local, provocando dois impactos: um direto e outro indireto.

“Direto, pelo fato de ocupar toda a rede hoteleira, criando um grande movimento nos restaurantes e na rede prestadora de serviços. E o indireto, pela a contribuição para a realização de bons negócios, através dos investidores que se sentem atraídos pela cidade e que compartilham desse grande movimento econômico da região”, ressalta.

Os comerciantes ratificam a opinião de Alexandre. As reservas nos hotéis estão esgotadas e isso, segundo eles, é um símbolo do sucesso que representa o evento. “Esta feira tornou-se um evento de cunho internacional”, falou o empresário Ronildo Paulo.

Conforme Gurgel, a Feira Brasil Offshore é considerada a segunda maior feira de petróleo da América do Sul e, no Brasil, é a maior feira totalmente orientada para a produção offshore. Tem uma representatividade de mais de 50 países envolvidos na produção e exploração no mundo. Movimenta cerca de 40 mil profissionais do setor, tendo mais de 700 empresas expositoras. “Realmente é um marco econômico e isso reflete positivamente para a cidade de Macaé”, finaliza.