Foto: Juranir Badaró
Governo irá implantar o Registro Integrado (Regin) para desburocratizar processos
A integração entre empresas e governo foi destaque no primeiro dia da Brasil Offshore – Feira e Conferência Internacional da Indústria do Petróleo e Gás, que começou nesta terça-feira (11), no Macaé Centro. As ações foram apresentadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da subsecretaria de Indústria e Comércio, e Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), além de instituições parceiras do poder público.
O subsecretário de Indústria e Comércio, Rodrigo Romero, afirmou que a palestra teve o intuito de aproximar empresários e a gestão municipal. “A prefeitura e as instituições que contribuem com o desenvolvimento econômico do município estão de portas abertas para esse importante segmento. A proposta é realizar um trabalho conjunto”, ressaltou Romero.
Para alavancar o desenvolvimento econômico, o governo irá implantar o Registro Integrado (Regin). A iniciativa irá proporcionar vantagens para empresários e contabilistas. Entre elas, agilidade, desburocratização, compartilhamento de dados e transparência.
De acordo com o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, a prefeitura fomentará o setor com a criação da Casa do Empreendedor, um projeto do Sebrae que visa dar celeridade aos processos de abertura de empresas. Segundo ele, também será incentivado o empreendedorismo, financiamentos, convênios, apoios de cooperação técnica, equalização de taxas, entre outras ações.
“Nosso foco é no cidadão e no empreendedor. O desenvolvimento econômico traz como retorno o desenvolvimento social. Por isso, o Fumdec buscará promover mecanismos aos variados setores que compõem nossa economia e, também, atendendo as especificidades e dinamismo”, frisou Vandré.
O encontro contou com a presença de representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Sebrae, Sesi, Senai, Firjan, Rede Petro BC, Agerio, Garantinorte, Petrobras e Schlumberger.