Depois da pausa para o carnaval a programação esportiva do Fest Verão retoma as atividades neste fim de semana com o Campeonato Brasileiro de Frescobol e a etapa de bodyboard. A partir das 9h deste sábado (8), os melhores atletas de frescobol do país disputam o título brasileiro da modalidade na arena montada na Praia Campista. As finais acontecem no domingo (9) quando também será realizada a etapa de bodyboard, na Praia do Pecado. O Fest Verão é uma realização da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
Com a confirmação de 80 atletas de todo país, o Brasileiro de Frescobol promete ser uma das principais atrações do Fest Verão Esportivo deste ano. Segundo Marcelo Salvini, presidente da Associação Macaense de Frescobol (Amafre), os melhores competidores confirmaram presença no campeonato.
“São atletas de ponta de vários estados em busca do título brasileiro nas areias macaenses. Já são dez anos sediando esta competição em nosso município e posso afirmar que, em matéria de estrutura e organização, estamos entre os melhores torneios da modalidade. A maior prova disso é a presença de competidores de várias regiões, como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro”, declarou Salvini.
As disputas acontecem nas categorias profissionais masculina e mista (um homem e uma mulher), além das classes amador masculino, amador feminino e mista. Segundo organizadores do evento, o sistema de pontuação é baseado em cinco quesitos básicos: sequência (maior duração de trocas de bola sem deixá-la cair), ataque (soma-se mais pontos a dupla com maior agressividade no ataque), equilíbrio (avalia-se a igualdade de ataque e defesa entre os componentes da dupla), destreza (conta-se as variações de habilidade dos jogadores) e potência (soma-se mais pontos as trocas de bolas com maior intensidade).
Já no domingo (9), as melhores duplas brigam pelo título na Arena da Praia Campista. Enquanto isso, a partir das 7h30, na Praia do Pecado, os bodyboarders de Macaé e região caem nas águas pelo título amador da modalidade.
De acordo com Malik Lazaro, organizador do evento, 72 atletas estão inscritos para o campeonato que é dividido em quatro categorias: Open masculino, Open feminino, sub-16 e sub-18 local. As baterias duram 15 minutos e envolvem quatro competidores, seguindo na competição os dois melhores que obtiverem as maiores notas.
“O circuito tradicional retoma com força total este ano com atletas conceituados de toda região. O sistema de pontuação, onde cada atleta pode surfar até 10 ondas são computadas notas pelos árbitros, no entanto, apenas as duas melhores notas são válidas, descartando-se as oito piores notas. Na primeira fase teremos oito baterias, em seguida quatro, nas semifinais duas e a grande final. Ao todo serão distribuídos mil pontos que contam para o ranking do circuito macaense”, explicou Malik Lazaro.
Segundo os organizadores, a previsão do tempo informa a chegada de vento leste, melhorando assim as condições do mar no dia da prova. Além de troféu, na premiação serão entregues pranchas, pés de pato, roupas e materiais para os melhores colocados.