Foto: Arquivo Secom
Comeias são levadas para Assentamento Celso Daniel
Mais um enxame de abelhas foi capturado esta semana pela Brigada de Apicultura do Município (BAM). Desta vez, a equipe, em uma ação preventiva, retirou uma colméia que estava localizada dentro de uma residência na Barra de Macaé. A ação teve o objetivo de evitar o ataque desses vetores à família e à circunvizinhança. A colméia foi levada para o apiário do Assentamento Celso Daniel.
Os riscos ocasionados pela picada da abelha são sérios, pois a possibilidade física de um ser humano suportar as picadas, segundo avaliações técnicas, é de até 45 vezes e acima disso pode causar óbito.
O trabalho de coletar as abelhas é periódico e atende aos chamados das comunidades. A equipe da Brigada também captura as colméias que aparecem nos logradouros públicos da cidade, com caixas fabricadas pela marcenaria do assentamento.
Segundo o coordenador da equipe, que também faz o apoio logístico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Nadir Silvano, o trabalho que já vem sendo executado há algum tempo é de cautela, porque as abelhas quando ficam irritadas podem provocar danos ao meio ambiente.
- Fazemos um trabalho de preservação ambiental, pois os riscos desses vetores no meio urbano e a possibilidade de dispersão do enxame podem acarretar o ataque das abelhas - disse, explicando que a tendência dos vetores nas áreas urbanas tende a aumentar no verão. “Já atendemos mais de 20 chamados e a tendência é aumentar o número de ocorrências”.
Ele destacou também a importância da Brigada e o benefício da produção do mel pelas abelhas na geração de trabalho e renda do pequeno produtor rural.
- A Brigada é formada por pessoas contratadas do município, que também participam da COOPEMAC - Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar e Trabalhadores Rurais do Assentamento Celso Daniel e que já produzem mel desde o início deste ano, beneficiando cerca de 30 famílias, explicou.
Importância das abelhas – As abelhas quando não irritadas têm a sua função no meio ambiente, pois ajudam na reprodução das plantas. São importantes também na produção de produtos, como própolis, geléia real e apitoxina (veneno utilizado no combate do reumatismo e da artrose).