O Colégio de Aplicação (CAp) da prefeitura de Macaé implantou o projeto “Bullying não é brincadeira” com o objetivo de informar pais e alunos sobre os efeitos dessa prática, que traz consequências alarmantes para crianças e jovens. Por meio de exibição de filmes, debates, leituras, palestras e atividades extracurriculares, os professores estão envolvendo a comunidade escolar no diagnóstico e na implantação de ações de redução desse comportamento.
- O Bullying é um comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador desequilíbrio na relação de poder entre estudantes. Nossa proposta é conscientizar e garantir aos alunos o direito de toda criança e adolescente se desenvolver em um ambiente seguro e salutar, promovendo a cultura da paz, o respeito à dignidade humana e a valorização das diferenças, disse a coordenadora Geral e orientadora pedagógica do CAp, Renata Quintanilha.
Desde que o projeto foi implantado, já foram realizadas a exibição do filme “Como salvar uma vida”, seguido de debate, a Palestra “Afinal, o que é Bullying”? com a psicóloga Sônia Mussi, além de leituras sobre tema e a exibição de uma fotonovela sobre “Bullying”.
Já nesta esta terça-feira (29) será exibido o vídeo “Criança vê, criança faz”. Todas as atividades são acompanhadas pelos professores, sendo dinamizadores do tema entre os alunos. Ao final do projeto, eles receberão um questionário que avaliará o conhecimento e entendimento sobre o tema.
Segundo a diretora do Colégio de Aplicação, Wanessa Leal Ribeiro, os alunos assistirão também uma palestra (ainda com data a ser confirmada) focando a questão legal da prática do Bullying. “Convidamos o promotor de Justiça Plínio Vinícius Dávila Araújo para debatermos o “Bullying e suas implicações legais”, por entendermos que deveríamos abordar essa questão sobre todas as suas vertentes, inclusive a legal”, explicou.
A Secretaria Municipal de Educação tem levado para a rede de ensino projetos que visem conscientizar os alunos e a comunidade sobre os malefícios da prática. O secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que é preciso educar as crianças para uma mudança de comportamento. “As ações preventivas estão sendo levadas as escolas, de forma a evitarmos essas atitudes e manter o ambiente escolar um local integrador e fomentador do respeito”.
Como identificar o Bullying
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outra pessoa, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
A vítima do Bullying pode apresentar as seguintes características: não ter vontade de ir para a escola, apresentar baixo rendimento escolar, voltar da escola com roupas ou livros rasgados, isolar-se dos amigos e da família; aparentar estar triste, deprimida, ansiosa ou aflita; ficar agressiva sem motivo aparente; não gostar de si ou não se valorizar.
A última Pesquisa Nacional de Saúde Escolar revelou que 30,8% dos estudantes do 9ª série do ensino fundamental relataram haver sofrido Bullying de forma ocasional ou frequente. De acordo com a pesquisa, o problema acontece em maior proporção entre os alunos de escolas privadas (35,5%) do que entre alunos da rede pública (29,5%).