logo

Bullying e violência em debate nas escolas

24/10/2012 13:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estão participando da fase final do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa, desenvolvido pela parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, atende turmas do Ensino Fundamental e crianças na faixa de quatro e cinco anos com respaldo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90. O objetivo é destacar temas relevantes como violência, drogas e bullying.


A organização do programa, que teve sua primeira formatura no primeiro semestre letivo, já está preparando os participantes para a segunda formatura prevista para o dia 4 de dezembro. Entre as escolas municipais atendidas neste segundo semestre estão Neusa Brizola, Renato Martins e Zelita Rocha.

O Proerd segue o objetivo de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

– Estamos satisfeitos com mais esta parceria. O Proerd é um fator importante no que se destina à prevenção e proteção. Tudo isso, em prol da valorização da vida e da formação da cidadania dos alunos do Ensino Fundamental - ressalta o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.

Durante a parceria, educadores, representantes-instrutores, alunos e pais interagem através de palestras e dinâmicas. “É um trabalho extracurricular que visa à formação de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva de um futuro saudável e a melhoria do processo ensino-aprendizagem”, cometa a subsecretária de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.

Para a equipe responsável pelo Proerd em Macaé, a iniciativa objetiva manter o bem-estar social estrategicamente na prevenção da criminalidade, acarretando a redução de índices de violência e criminalidade, especialmente para a diminuição do uso abusivo de drogas.

De acordo com uma das representantes da Coordenação da Saúde do Escolar, Maria Mercês, o programa está conseguindo alcançar a perspectiva de trabalhar em prol da prevenção ao uso de drogas junto aos estudantes como no fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins, ensinar os estudantes as formas de dizer não às drogas, a tomar decisões e as consequências comportamentais, além de elevar a autoestima dos alunos, ensinando-as a resistir às pressões envolvidas com o assunto.

Durante as aulas do Proerd são enfocados temas como “Segurança Pessoal”, “Respeito ao trânsito e placas”, “Cuidado com o oferecimento de dinheiro por estranhos”, “Prudência diante de lugares estranhos”, “Resistência a ligações e oferecimento de caronas por parte de estranhos”.