O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Trata-se de uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. E como as escolas são os principais locais onde o bullying ocorre, a Secretaria Municipal de Educação discutirá, no Dia Mundial da Saúde, este tipo de violência. O Fórum de Bullying acontece no próximo dia sete de abril, a partir das 13h, no auditório do antigo Hotel Ouro Negro.
Com o objetivo de conscientizar os alunos e a comunidade sobre os malefícios da prática, a Secretaria Municipal de Educação tem levado para a rede de ensino projetos que visam informar e esclarecer as dúvidas relativas a este problema. A intenção é educar as crianças para uma mudança de comportamento.
- As ações preventivas estão sendo levadas as escolas, de forma a evitarmos essas atitudes e manter o ambiente escolar um local integrador e fomentador do respeito, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, o que à primeira vista pode parecer uma simples brincadeira inofensiva pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Por isso a escolha para a discussão deste tema no Dia Mundial da Saúde.
- No dia sete de abril é comemorado o Dia Internacional da Saúde. Então, ao me reunir com a coordenação de Saúde Escolar e resolvemos fazer um fórum para discutir o bullying, já que este é um assunto que está na mídia todos os dias e nós, na rede, também temos casos diagnosticados. Começamos um trabalho desde o ano passado na Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon e esse ano resolvemos estender esta discussão. Falar sobre o que é o bullying, pois trata-se algo muito sério, que afeta a vida pessoal, a personalidade, a saúde mental. Queremos nesse momento contextualizar o que é bullying.
Para debater este assunto, foram convidados diversos especialistas na área, que discutirão os diversos aspectos deste tipo de agressão.
- Vamos reunir pessoas com experiência para conceituar o bullying e como identificar a ocorrência dele. Convidamos também os parceiros, como outras secretarias, para este bate papo para tirarmos as nossas dúvidas. Já no segundo semestre, após aplicar uma pesquisa na rede municipal de ensino, o objetivo é fazer um seminário sobre o tema, finalizou Conceição de Maria Rosa.
Programação – Fórum de Bullying
13h – Abertura
13h30 – Apresentação Cultural
13h45 - Mesa Redonda
Marilena Ristum – Psicóloga, Mestre em Psicologia Experimental e Doutora em Educação
Sargento Elciléa Rodrigues da Silva Campos – Membro do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD-RJ)
Leila Márcia Barbosa de Souza – Psicóloga, Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu
Vanderlei Nunes Gomes – Professor de História, Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu
15h15 – Debate
15h45 – Palestra – Combate ao Bullying na rede Municipal de Ensino de Macaé
- Professor Marcelo Machado, Mestre em Saúde Pública
17h - Encerramento