logo

Cabeleireiros formados por projeto da prefeitura entram no mercado

17/08/2005 17:17:44 - Jornalista: Janira Braga

Quinze dos vinte profissionais formados no curso de Cabeleireiro promovido pelo projeto Bellezza, da Secretaria de Trabalho e Renda, já estão no mercado de trabalho. A formatura de 19 mulheres e um homem no curso aconteceu no final da tarde de terça-feira (16), no auditório da Incubadora de Cooperativas. “O projeto atingiu seu objetivo de qualificar e inserir no mercado”, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado. Três cabeleireiras formadas estão trabalhando em um dos maiores salões de beleza de Macaé.

O projeto Bellezza – uma parceria entre prefeitura, Techint e Senac – capacitou durante seis meses, em aulas de segunda a sexta-feira, os profissionais. Aulas de Hair Design; Escova e Penteado; Cortes, Ângulos e Linhas; Cortes Avançados; Noções Básicas de Química e Cosmetologia; Colorimetria e Coloração; Mechas e Reflexos; Alisamento e Ondulação; Gestão de Salão de Beleza, entre outras, foram ministradas em um salão montado com equipamentos doados pela Techint na Incubadora. O Senac forneceu os professores.

- O curso não apresentou evasão e muitos formandos montaram seus próprios estabelecimentos – destacou Bogado, acrescentando que a qualificação profissional foi uma grande meta alcançada pelo programa. Segundo o secretário, a prefeitura pretende abrir novas turmas do curso de cabeleireiro e implementar aperfeiçoamento para as formandas em outras especialidades de beleza.

Bogado ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada para alavancar os projetos de geração de trabalho e renda. “A cada dia é mais clara a necessidade das empresas investirem em responsabilidade social. E nós estamos de braços abertos para parcerias”, assegurou, agradecendo a parceria com o Senac e a Techint. O secretário destacou que o projeto segue a linha de uma das propostas de governo do prefeito Riverton Mussi (PSDB), de capacitar profissionais.

A cabeleireira Andréa Correa, de 29 anos, é uma das alunas do curso que está trabalhando em um dos maiores salões de Macaé. “Sempre gostei desta profissão, mas nunca tive oportunidade de fazer o curso. Em outros cursos de cabeleireira, temos que comprar todo o material e aqui, não. Os professores são excelentes e aprendemos desde a teoria, com as aulas, até a prática, em eventos comunitários”, comentou Andréa, casada e mãe de três filhos. “Agora poderei ajudar nas despesas de casa”, comemorou.