logo

Cadastrados em programa social da Sinjuv recebem visita domiciliar

09/05/2007 16:55:28 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe técnica da secretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) iniciou, esta semana, o trabalho de visita domiciliar sócio-econômica dos adolescentes cadastrados no Programa Juventude Assistida, que faz parte das ações de política social do município.

O programa atenderá 120 jovens de 14 a 18 anos incompletos, com renda familiar de até três salários mínimos, matriculados na escola. A secretária da Sinjuv, Viviane Vitorino, diz que neste primeiro momento foram selecionados os jovens que moram nos bairros próximos a sede do programa, no bairro Aeroporto.

A assistente social Alba Valéria de Jesus ressalta que a visita consiste em verificar os dados fornecidos no cadastro, conhecer as famílias dos adolescentes e o interesse dos mesmos em outros programas sociais oferecidos pela prefeitura.

A adolescente Monique Alves, 14 anos, ficou surpresa e feliz ao receber a visita da assistente social.

- Sempre quis participar de algum projeto e este foi o que mais me atraiu. Além de receber uma bolsa que irá ajudar na renda familiar, quero ocupar o meu tempo e aprender - revelou.

O pai de Monique, o pedreiro Edgar Pereira, fala da iniciativa da prefeitura em promover mais um curso profissionalizante dirigido aos jovens.

- Vivemos numa cidade onde a qualificação profissional é importante para a entrada no mercado de trabalho, cada vez mais exigente. Acho boa a iniciativa do governo municipal - declara.

A secretária acrescenta que o Programa Social Juventude Assistida tem como objetivo promover a inclusão social dos jovens, aumentar a auto-estima através da capacitação sócio-profissional utilizando arte, educação e terapia ocupacional, além da sua valorização e integração familiar.

O programa irá funcionar nas instalações da antiga Mansão do Forró, desapropriada pela prefeitura e passa por obras de reforma. Serão implantados diversos cursos profissionalizantes como aulas de informática, pintura em tela, silck-screen, prática de xadrez e agricultura. Os jovens selecionados para o programa receberão um auxílio-bolsa de meio salário mínimo.