Os universitários que já utilizam o Transporte Social Universitário (TSU) e estudantes que querem fazer parte do programa podem fazer o recadastramento e cadastramento pela Internet no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) a partir do próximo dia 15. O prazo termina no dia 15 de fevereiro. A ficha deve ser preenchida e entregue junto com os documentos necessários na sede do TSU, que fica na Rua Antero Perlingeiro, 402, centro.
Para se habilitar a uma vaga no programa, o estudante deve ter conhecimento da Lei nº 2.882/2007 que alterou as regras para inclusão no TSU. As mudanças no ingresso de novos estudantes no transporte universitário foram determinadas pelo prefeito Riverton Mussi, dando prioridade às famílias mais carentes. Para se habilitar a uma vaga no programa, o estudante tem que apresentar comprovante de renda familiar (pai, mãe ou responsável). Para se candidatar ao programa, o candidato deve morar há pelo menos dois anos no município.
- As medidas têm como principal objetivo estimular o jovem a fazer a faculdade no município, já que a prefeitura está investindo bastante neste setor, com a construção da Cidade Universitária - esclarece o coordenador do TSU, Mauro Maia, informando que em 2005, a prefeitura atendia a 3.600 universitários em 75 linhas. Com a implantação de novos cursos no município, hoje a prefeitura atende a 2.600 estudantes em 54 linhas.
O TSU mantém linhas diárias para Silva Jardim, Rio das Ostras, Campos, Cabo Frio, Quissamã e região serrana para Macaé; semanalmente, o programa transporta estudantes macaenses para o Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.
Para quem estiver matriculado em universidade particular, o TSU vai atender prioritariamente aos candidatos de cursos que não são oferecidos pelas quatro instituições de Macaé. Os cursos ministrados no município são: Administração, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Planejamento Ambiental, Petróleo e Gás, Recursos Humanos, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Normal Superior e Pedagogia e Letras.
Para quem está matriculado em universidades públicas, não há restrições de cursos. Para se candidatar a uma das vagas, o estudante deve apresentar uma foto três por quatro, cópia da identidade, CPF, comprovante de renda familiar, comprovante de residência, comprovante de matrícula e título de eleitor.
Para se recadastrar o estudante deverá, entrar no site, na opção de menu "Recadastro", efetuar login com as informações registradas no cadastramento ou recadastramento anterior, responder a pesquisa obrigatória; concordar com o termo de utilização do Transporte Social Universitário e preencher o Formulário de Recadastramento. O formulário deve ser impresso e entregue na sede do TSU, apresentando a carteirinha e o comprovante de matrícula, declaração ou boleto bancário atual.