O resultado da reformulação do Caderno de Orientação Curricular (COC), que deverá vigorar a partir de 2013, foi apresentado nesta quarta-feira (12) pela equipe que coordenou os trabalhos. O grupo desenvolveu durante os anos de 2011 e 2012 um trabalho de orientação para todos os professores do 6º ao 9º ano. O objetivo foi produzir um projeto curricular voltado à diversidade e ao conhecimento, que são os eixos fortes da Proposta Pedagógica do município, desenvolvendo as sete dimensões integradoras.
- O COC trabalha com eixos, por conteúdos, que é aquilo que os professores vão lidar diretamente, além daquilo que eles têm que desenvolver e avaliar. E precisa haver um diálogo entre as disciplinas para que haja um rigor com a formação dos alunos. Integrando disciplinas facilitamos o aprendizado e aumentamos a importância prática dos conteúdos - explica o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.
Este revisão curricular vem acontecendo de maneira diferenciada, já que sistematizou encontros com orientação para todo o 6º ao 9º ano em rede. Além disso, foi dado um direcionamento quanto ao uso do COC como referencial. De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, foi feito um grande esforço por toda equipe para chegar a este resultado.
- Tudo vai se aperfeiçoando, o que é importante. Por eles merecem os parabéns pelo trabalho que realizaram. Cada escola receberá uma cópia do Caderno de Orientação Curricular para o ano letivo de 2013, disse.
O Caderno de Orientação Curricular chegou às escolas municipais em 2007, por meio de um processo coletivo realizado junto aos professores. No entanto, por se tratar de uma rede bem menor na época, foi feita, mais uma vez, de maneira bastante participativa e coletiva, a revisão deste documento. Para isso, a Educação se mobilizou para a formação continuada dos professores nos conteúdos voltados para o município em encontros mensais durante os horários de atividade do professor.
- As pessoas mudam, os valores mudam. E na educação não é diferente, pois a escola também muda. As exigências que temos em termos de recomendações do MEC, são muitas. Além disso, fizemos um movimento de construção da Proposta Pedagógica, que tem um referencial filosófico, que aponta para a diversidade e para o conhecimento. E precisamos voltar isso para o COC, porque em Macaé o espaço e os grupos são diversos. A proposta também aponta para sete dimensões integradoras, que fazem parte do nosso cotidiano, são humanizadas, pontuou a coordenadora do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Balade Aref.
Coube a cada orientador de área das disciplinas de Português, Matemática, Inglês, História, Geografia, Educação Física, Ciências e Artes estar à frente organizando as discussões e as contribuições com os professores. Elas resultaram em mudanças significativas, como a na disciplina de História, em que Macaé será incluída desde a sua Pré-história, com conteúdo a ser seguido. E o importante é que este documento está em aberto, ou seja, está sujeito a mudanças e alterações, já que o tamanho da rede municipal de educação exige esta organização curricular.
– A partir do que temos de orientação do Governo Federal, desenvolvemos um modelo para que, metodologicamente, possamos pensar, ao longo dos próximos anos, em desenvolver uma avaliação para mudanças, já que os resultados em termos de aprendizagens precisam mudar também – completou Balade.
Os orientadores que participaram da reformulação do COC concordam que a participação coletiva foi fundamental para se chegar ao conteúdo esperado.
- O caderno de Orientação Curricular é o resultado de reuniões realizadas ao longo do ano de 2011 e 2012 com os professores e traz um conteúdo integrador e metodologicamente voltado ao aprendizado, disse Luiz Gasparelli.
A coordenadora de Ciências, Martinha Pimentel, completou.
- A reavaliação do Caderno de Orientação Curricular teve como base as reuniões realizadas, não só com os professores de 6º ao 9º ano, mas também com os orientadores pedagógicos, em concordância com a Proposta Pedagógica da rede municipal de Macaé. Tudo isso serviu para que se discutisse a relevância e a abordagem dos conteúdos a serem trabalhados, finalizou.