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Caderno de Orientação do Livro Didático será debatido em agosto

27/07/2012 15:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

As ações pedagógicas, os embasamentos teóricos e as reflexões sobre a prática de ensino através do uso do livro didático serão abordados durante mais um encontro que contará com mais de 40 participantes do curso de Formação Continuada Gestão do Livro Didático. Em paralelo à programação também será realizado o Seminário sobre Caderno de Orientação Curricular específico do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O seminário vai acontecer no dia 21 de agosto, às 9h, na Secretaria de Educação.


O Caderno de Orientação Curricular está sendo formulado por uma equipe técnica da Secretaria de Educação, e irá abordar os segmentos da Educação Infantil, Fundamental e Médio, além das modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. O caderno também vai integrar as abordagens da educação integral, programas como Leitura, Educação Religiosa e Livro Didático.

A formulação do Caderno de Orientação Curricular (Coc) está em estudo pela equipe pedagógica, professores, dirigentes e responsáveis pelo programa nas escolas. A intenção da coordenação do livro é articular os estudos teóricos e as vivências nas escolas municipais, tendo como matriz filosófica a proposta pedagógica e os pilares do programa que são utilizar, conservar e devolver o livro didático. “O Coc está sendo redigido através de propostas das escolas e dos técnicos da Educação. A intenção é aliar a necessidade do currículo à aprendizagem dos alunos e realidade das unidades”, disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Para a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Mary Thomás, o envolvimento dos profissionais e o trabalho da equipe pedagógica são fundamentais para a formulação desse documento e implementação das ações integradoras: “O Coc do Programa Nacional do Livro Didático está partindo de fundamentos legais, dos pressupostos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e estudos de componentes curriculares, como utilização do livro, pedido do livro, escolha do livro didático, aquisição, distribuição, remanejamento, reserva técnica, periodicidade da utilização, além de campanhas educativas”, explicou.

A coordenadora pontuou ainda que, a participação dos dirigentes, professores e responsáveis pelos livros nas escolas está sendo essencial, e que durante o seminário, em agosto, a equipe pedagógica da secretaria irá recolher os questionários preenchidos pelos profissionais das unidades escolares com a intenção de registrar as ações executadas, detectar os avanços e dificuldades e sobretudo identificar o papel do livro didático diante do ofício do professor. A finalidade é contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

A elaboração dos cadernos da proposta pedagógica da rede municipal deve seguir pontos norteadores, como valorizar a diversidade e sustentabilidade, patrimônio e cultura, diversidade e articular e integrar os conteúdos entre si, inclusive de cunho tecnológico. O próximo encontro, previsto para 29 de agosto, visa enfatizar intervenções e embasamentos ainda serão definidos, para fazer parte dos cadernos de orientações curriculares, está previsto para o dia de agosto. A etapa final da formulação das sugestões é de suma importância para que sejam explanadas as dúvidas, descobertas e os novos paradigmas.