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Caderno de Orientação Pedagógica recebe elogios do MEC

28/12/2012 16:49:00 - Jornalista: Joice Trindade

O Caderno de Orientação Pedagógica da Educação Infantil da rede municipal de ensino está sendo alvo de elogios da consultora do Ministério da Educação - Pró Infância, Fátima Simas Malheiro. O material, reformulado a partir das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, já foi distribuído para 57 unidades escolares. Deste total, 43 escolas municipais são exclusivamente de Educação Infantil e 14 funcionam com Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Participaram da produção do Caderno de Orientação Pedagógica da Educação Infantil a equipe de orientação técnica da subsecretaria de Educação Infantil, diretores, orientadores pedagógicos, professores orientadores, além de professores. A elaboração segue reflexões, sendo referencial para formulação da proposta pedagógica de cada unidade escolar. Segundo o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, esta é uma conquista positiva para o ensino municipal:

- A intenção é que o Caderno de Orientação Pedagógica da Educação Infantil seja como o do Ensino Fundamental: uma fonte de consulta diária para os profissionais da rede municipal. Todos os educadores do município estão de parabéns pela dedicação e esforço mediante a execução coletiva - diz o secretário.

Já a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, explica que o Caderno de Orientação Pedagógico (COP) é um marco para a educação do município: “O COP servirá como novo ponto de partida, que possibilita reflexões e novas contribuições para futuras conquistas da Educação Infantil, etapa fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Educação-2011”, ressalta.

Ela afirma que o COP é fruto de encontros periódicos de estudos, pesquisas e reflexões sobre a prática de ensino com crianças na faixa de zero a cinco anos e 11 meses: “Este é um documento-meio e não fim, que não tem pretensão de concluir qualquer concepção e sim abrir caminhos para constantes reflexões que possibilitarão novas reformulações e aprimoramento de ações”, finaliza Márcia Heloísa Branco.

Macaé foi a primeira cidade do país a criar uma subsecretaria de Educação Infantil. No total, são 57 unidades escolares voltadas a esta modalidade de ensino, sendo 43 exclusivas para Educação Infantil e 14 para Ensino Fundamental e Educação Infantil. Além disso, 29 delas funcionam com horário parcial, 25 em tempo integral e 03 em horários parcial e integral. De acordo com a movimentação estatística da Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação, a Educação Infantil conta com 8.462 alunos matriculados.