Foto: Guga Malheiros
A Guarda Municipal de Macaé conta com um grupamento que é fera: o Canil com um plantel de 10 ca?s. São sete adultos e três filhotes especializados no auxílio às patrulhas em ruas e locais de grande movimento de pessoas como em dias de jogos no Estádio Claudio Moacyr de Azevedo (o Moacyrzão), no Terminal Central e na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade. O trabalho com a participação dos cães acontece o ano inteiro, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h.
As informações são da coordenadora do Canil da Guarda, Márcia Martins Dias Bolivar. Segundo ainda ela, quatro cães estão prontos para o trabalho, sendo três atuando no policiamento e um dedicado ao show dog e à cinoterapia, que é a interação com as pessoas, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. É uma técnica baseada em estudos que afirmam que o convívio com animais tem influência terapêutica na vida das pessoas. Os outros cães estão sendo treinados pelos guardas.
Márcia informou que o Canil da Guarda também dá apoio à Ronda Escolar quando o serviço é acionado. Esta semana, além dos pontos de rotina, os guardas estão fazendo apresentações com os cães à população, que tem a oportunidade de ver o trabalho de perto, em vários pontos da Avenida Rui Barbosa (o Calçadão) onde os guardas mostram o que os cães treinados e inteligentes são capazes de fazer desde o faro aguçado até o trabalho no policiamento na cidade. Além disso, eles podem ser vistos no apoio à Feira de Artesnato que acontece toda quinta-feira na Praça Veríssimo de Melo.
A coordenadora destacou que, durante o trabalho, os cães já auxiliaram os guardas municipais em várias ocorrências como: operação integrada com o Conselho Tutelar, as subsecretarias da Infância e Juventude e de Fiscalização e Posturas, numa ação preventiva junto a adolescentes para evitar que consumam álcool e outras drogas, quando 20 jovens foram apreendidos até a chegada de seus responsáveis; e o patrulhamento no Terminal Central para coibir ação de menores infratores que culminou com a apreensão, pelo Canil, de dois detidos praticando furtos. Outro grande destaque do trabalho dos cães da Guarda de Macaé foi registrado em 2009 quando, em apoio à Polícia Militar, os cães conseguiram localizar 60 pedras de cracks e os traficantes foram presos.
Márcia disse que 15 guardas trabalham com os cães. Destes, dois são adestradores e um instrutor dos animais que fazem o treinamento individual e em equipe.
- Os cães atuam bem no controle de distúrbio por isto o trabalho com eles é eficiente na presença das pessoas que se sentem inibidas quando os animais estão por perto. Assim, os cães da Guarda conseguem dissolver ou até mesmo evitar tumultos e, o melhor, sem o uso de arma. Os resultados têm sido bem favoráveis à população, disse a coordenadora.
Ela acrescentou que a atuação do Canil da Guarda tem sido reconhecida até por outros órgãos oficiais como o Forte Marechal Hermes, do Ministério da Defesa (Exército), que, em 2010, solicitou uma vistoria dos cães farejadores nas instalações do quartel.
A Guarda Municipal de Macaé utiliza os cães das raças Pastor Malinois, que pode saltar até dois metros de altura e deter uma pessoa em movimento, e Golden Retriever, de origem britânica, com porte atlético, excelente para atividades físicas. Essa combinação das duas raças torna o Canil da Guarda muito eficiente nas diversas técnicas utilizadas nos trabalhos.
Márcia observou que o Canil da Guarda está preparando um cão para o trabalho de cinoterapia que deve ser retomado em breve.
- Já fizemos trabalhos junto à Secretaria de Habitação, com crianças nas comunidades carentes, de repressão a entorpecentes e nas escolas da rede municipal de ensino. Também atuamos nos hospitais e asilos auxiliando na melhora dos pacientes, explicou a coordenadora.
O Canil da Guarda está localizado no Parque de Exposições Latiff Mussi Ramos, à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), bem ao lado do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro).