A Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet) da prefeitura de Macaé registrou 985 atendimentos e encaminhou 383 trabalhadores para entrevistas de emprego durante a 1ª Feira de Empregos da região, realizada de 29 a 1 de maio. O evento promovido pelo Núcleo de Oportunidades, com apoio da prefeitura, realizou ciclos de palestras relacionados a emprego e profissões, encaminhamentos para vagas de emprego, além de sorteios de cursos. A feira aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.
A Caet é uma central vinculada à secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) que divulga semanalmente listagem atualizada com descrição de vagas disponíveis no mercado de Macaé relacionadas a diversas áreas. Além de fazer a captação de vagas diretamente nas empresas, a central realiza diariamente o cadastro de trabalhadores que estão em busca de emprego. O serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.
Diariamente a Caet realiza em média 130 atendimentos com 778 encaminhamentos para vagas de trabalho, sendo que 15% são contratados. Implantada pelo governo municipal em 2005 com a criação da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), a Central de Atendimento ao Trabalhador (Caet) vem consolidando ações de intermediação de mão-de-obra atingindo a média de 3,8 mil atendimentos mensais em 2008. Para completar esse serviço de atendimento ao empregador e trabalhadores, a Caet está implantando agora o Banco de Dados de Autônomos, que também visa encaminhar trabalhadores ao mercado de trabalho.
- A participação no evento organizado pelo Núcleo de Oportunidades promoveu diversas atividades de qualificação e encaminhamento para oportunidades de emprego na área de petróleo e gás. Na feira, a prefeitura promoveu atendimentos e encaminhamentos para entrevistas de trabalho, por meio da Caet – explicou o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, completando que a prefeitura
Feira de Empregos - A 1ª Feira de Empregos foi sucesso absoluto de público e de arrecadação de alimentos não perecíveis, segundo os organizadores. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Macaé Centro entre os dias 29 de abril e 1º de maio. Foram oferecidas 8 mil vagas em vários segmentos do mercado de trabalho.
As vagas mais procuradas eram as que se referiam ao segmento offshore, entre elas as de plataformista, soldador, mergulhador, inspetor, técnico em manutenção, eletricistas, caldeireiro e engenheiros. A maioria do público era de jovens em busca de formação profissional e de profissionais do segmento offshore, e também da área de hotelaria, turismo, médicos, dentistas, engenheiros, professores e estagiários.
Os organizadores do evento ainda estão computando os dados, mas informam que 20% dos profissionais que compareceram e preencheram os pré-requisitos das vagas, já foram encaminhados as respectivas empresas.
- Muitos dos que compareceram ao evento esperavam já encontrar um emprego, mas se esqueceram que embora a feira ser uma Feira de Empregos, o seu foco era mostrar a importância da qualificação profissional para a inserção no mercado de trabalho e a manutenção dos empregos já conquistados – ressalta o idealizador do evento, Tony Donato.
O evento foi realizado pela Bras SAP Consultoria e Serviços, com organização do Núcleo de Oportunidades, com parceria da Petrobras, Sebrae RJ, empresa W.Com, Universidade Unigranrio, Cefet Campos e Uned Macaé, Universidade Estácio de Sá, Viacabo TV, Sistema Firjan/ Senai RJ e empresas de Macaé. “Esperamos nas próximas edições um maior envolvimento das empresas da região”, observa Alan Bastos, diretor de Relacionamento da Feira de Empregos.