Implantada pelo governo municipal em 2005 com a criação da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), a Central de Atendimento ao Trabalhador (Caet) vem consolidando ações de intermediação de mão-de-obra, atingindo a média de 3,8 mil atendimentos mensais este ano. Para completar esse serviço de atendimento ao empregador e trabalhadores, a Caet está implantando o Banco de Dados de Autônomos, que também visa encaminhar trabalhadores ao mercado de trabalho.
Diariamente, segundo dados da própria Caet, são realizados 130 atendimentos com 778 encaminhamentos para vagas de trabalho, sendo que 15% são contratados. A Caet divulga ao final de cada semana, listagem atualizada com descrição de vagas disponíveis no mercado de Macaé relacionadas a diversas áreas. Além de fazer a captação de vagas diretamente nas empresas, a central realiza diariamente o cadastro de trabalhadores que estão em busca de emprego. O serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.
A média mensal de captação de vagas da Caet junto às empresas é de 222. A central já identificou que as vagas mais difíceis de serem preenchidas são de nível superior, técnico, do segmento de petróleo e gás, mecânico de automóveis, mecânico diesel, cozinheiro, manicure, cabeleireiro e vendedores. As vagas mais procuradas são de nível fundamental com e sem experiência, para cargos de auxiliares e de nível médio nas funções administrativas.
- Temos uma grande demanda de vagas para a construção civil, comércio, telemarketing e para o segmento de serviços. O principal objetivo da Caet é priorizar o desenvolvimento e a execução de políticas públicas da prefeitura de Macaé, de inserção no mercado de trabalho, esclarece o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, destacando que a qualificação profissional é condição fundamental para a inserção do trabalhador no competitivo mercado de trabalho de Macaé.
Em 2007, a Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador realizou 32.502 atendimentos, encaminhando cerca de 8.844 trabalhadores para vagas de emprego e captou 511 vagas para cursos.
- O governo municipal tem como uma de suas metas a inserção da população local no mercado de trabalho. Para isso, a prefeitura vem investindo em diversos cursos de qualificação e na implantação da Cidade Universitária com opções de cursos superiores em várias áreas. O município, em parceria com a UFRJ, pretende implantar os cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem em 2009. É um grande avanço para o município já que poderemos ofertar um curso superior com o respaldo da UFRJ na nossa própria cidade, evitando que os estudantes tenham que se deslocar para outros municípios, destaca o prefeito Riverton Mussi.
Prossol – Atualmente funcionando na Incubadora de Empreendimentos, no bairro da Ajuda de Baixo, a Caet será instalada no antigo prédio da secretaria da Fazenda que passa por reformas. No local, na rua Télio Barreto, vai funcional o Centro de Qualificação Profissional, Social e Solidária (Prossol). A Caet é mais um serviço da prefeitura, onde o município busca apoiar pela intermediação de mão-de-obra, captando e cadastrando, encaminhando não só para oportunidade de emprego, como também para outras ações: qualificação, assistência social, recuperação e orientação sobre onde buscar apoio na prefeitura.
O Prossol terá 22 salas para realização de cursos e sala de informática que será instalada em parceria com a secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia para cursos específicos. Todas as instalações serão adaptadas para portadores de necessidades especiais.
O serviço oferecido pela Caet é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. Em 2007, a Caet realizou 34.286 atendimentos, com média mensal de 2.857. Os documentos necessários para cadastrar-se na CAET são: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, título de eleitor, comprovante de residência, registro profissional (caso tenha).
A Caet funciona na Incubadora de Empreendimentos, que fica localizada na Estrada do Imburo, s/º - Ajuda de Baixo. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Em 2007, a Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet) realizou 32.502 atendimentos, encaminhando cerca de 8.844 trabalhadores para vagas de emprego. A Caet também captou 511 vagas para cursos.
Prefeitura está criando banco de dados de autônomo
A Caet já está disponibilizando mais um novo serviço de atendimento ao trabalhador: o Banco de Autônomo. A intenção é que pessoas qualificadas nos cursos de Cuidador de Ciranças e Idosos (promovido pela prefeitura por meio da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão), diaristas, pedreiros, bombeiros, eletricistas, entre outros, possam também fazer seu cadastro na Caet disponibilizando ao empregador seus serviços. “O objetivo é que essas pessoas também busquem uma vaga no mercado de trabalho e o empregador possa escolher o que melhor irá atender sua demanda”, boserva o secretário de Trabalho e Renda.
Como o próprio nome define, autônomo é a pessoa física que exerce, habitualmente e por conta própria, atividade profissional remunerada prestando serviço de caráter eventual a uma ou mais empresas, sem relação de emprego e assumindo o risco de sua atividade.
Em outras palavras, o autônomo é a pessoa física que presta serviços a outrem por conta própria, por sua conta e risco. Não possui horário, nem recebe salário, mas sim uma remuneração prevista em contrato.