
Foto: Divulgação
Roda de conversa reúne Raíla Maciel, Daiana Souza e Isabella Ingra em celebração à Consciência Negra, com obras que abordam identidade, afetos, resistência e vivências femininas
O Solar dos Mellos sedia, no dia 26 de novembro, às 19h, uma edição especial do Café Literário dedicada à Literatura Preta. A programação integra as ações da Semana da Consciência Negra e promove uma roda de conversa com três jovens autoras: Raíla Maciel, Daiana Souza e Isabella Ingra. O encontro busca valorizar narrativas que reforçam identidade, memória e resistência, ampliando a representatividade literária no município. O evento será realizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.
A escritora e jornalista Raíla Maciel apresentará seu livro Eu Nunca Falei Sobre Isso, obra autobiográfica que trata da descoberta e afirmação de sua negritude. Nordestina de São Luís do Maranhão e moradora de Macaé há dez anos, Raíla é ganhadora do Prêmio MPT de Jornalismo, autora também de Devotos: a encruzilhada entre Jorge e Ogum, e integrante mais jovem da Academia Macaense de Letras. Em 2026, lançará um novo trabalho sobre samba e escrevivências, resultado do projeto Mora na Filosofia.
A poeta, atriz e professora de literatura Isabella Ingra levará ao público reflexões presentes em Picê, sua mais recente publicação. Nascida em Brasília e residente em Rio das Ostras, Isabella desenvolve uma escrita performática e intensa, abordando amores, desencontros e o cotidiano urbano a partir da perspectiva de uma mulher negra e indígena.
Já a escritora, roteirista e professora de História Daiana Souza, finalista do Prêmio Kindle Vozes Negras, apresentará obras que têm como eixo central as experiências, afetos e resistências de pessoas negras. Seu romance de formação explora a amizade entre duas meninas de origens sociais distintas, dialogando com temas como desigualdade, amadurecimento e vínculos afetivos.
Com diferentes estilos e trajetórias, as autoras convidadas compartilham vivências que ampliam o olhar sobre a produção literária contemporânea feita por mulheres negras. “O Café Literário: Literatura Preta reforça o compromisso do Solar dos Mellos e da Secretaria de Cultura com a valorização de vozes que transformam, inspiram e resgatam histórias fundamentais para a memória coletiva”, enfatiza a secretária de Cultura, Waleska Freire.