As datas comemorativas do mês de abril foram destaque do Café Literário realizado na noite de quarta-feira (30), no Solar dos Mellos. O Dia da Mentira (1º), Tiradentes (21) e a Descoberta do Brasil (22) foram temas que animaram o encontro promovido pela secretaria municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph). O evento teve a participação do Coro de Cigarras, dos poetas João Curió e Espanhol, além do poeta carioca Flávio Machado.
O evento também deu destaque para o Dia do Índio (19) com a leitura de poesias de Gonçalves Dias, autor com maior obra poética indianista. O poeta Flávio Machado (ex-integrante do Coro de Cigarras), fez uma homenagem a Tiradentes compondo um poema inédito para o Café Literário do mês de abril. Dona Laurita Moreira e Éstia Baptista fizeram leituras e comentários das trovas selecionadas, como é praxe do grupo Coro de Cigarras.
O secretário da Semaph, Ricardo Meirelles, uma das presenças assíduas nos encontros poéticos, leu frases populares de autores anônimos, retiradas de banheiros públicos e carrocerias de caminhões, dando um toque de descontração ao evento. O Café Literário do dia 30 também contou com a presença de alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, de Virgem Santa.
A reunião mensal de poetas é um espaço aberto a toda a comunidade. Além da interpretação das poesias, os participantes fazem comentários sobre a vida dos autores e contam casos e curiosidades que ampliam a cultura dos participantes. O Café Literário é realizado nas últimas quartas-feiras do mês, das 20h às 23h.