Cai infestação da dengue

29/05/2013 17:31:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Trabalho irá permanecer em todos os bairros

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé divulgou nesta semana o resultado do Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 20 e 24 de maio. O índice de infestação predial foi de 2,8%, o que representou queda de um ponto com relação à última pesquisa feita em março, que apontou 3,8%. O resultado ainda mostrou situação de alerta, já que o tolerado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

A secretaria de Saúde atribui a queda no índice de infestação à intensificação do trabalho de campo das equipes de combate à dengue. O trabalho irá permanecer, em todos os bairros, sendo que em algumas localidades o cuidado será redobrado, incluindo o uso do carro UBV (fumacê).

O levantamento apontou ainda que os focos foram encontrados dentro das residências. Tendo como depósitos predominantes os utilizados para armazenamento de água como tonéis, galões e tambores. A pesquisa é um instrumento que mostra a situação de infestação do mosquito na cidade, os criadouros preferenciais e ainda dá subsídios para as ações de combate.

A direção do CCZ frisou que a contribuição da população é importante. Os técnicos orientam para que os moradores deixem os agentes entrarem em casa para realizar o tratamento necessário para que o mosquito não se prolifere.

Mais de cem agentes de endemias percorreram toda a cidade de casa em casa, identificando focos do mosquito da dengue e conscientizando a população sobre os perigos da doença. Além do trabalho de visita domiciliar realizado pelos agentes, a secretaria de Saúde tem usado outros meios para alertar a população sobre o risco de uma nova epidemia de dengue, com ações intersetoriais.

Os bairros onde estão os maiores índices são Engenho da Praia (9.6%), Miramar (8.3%), Praia dos Cavaleiros (6%), Cajueiros (5.9%), Horto e Imbetiba (5%) e Malvinas (4%).

Com a queda da temperatura e a redução dos índices e casos de dengue na cidade, o CCZ adotará uma nova metodologia de trabalho. Os agentes serão divididos por setores e cada um ficará responsável por um número determinado de quarteirão.