Somente na última semana, a Prefeitura de Macaé, através da equipe de Fiscalização de Posturas, terminou a contagem do material apreendido pela ação de Choque de Ordem no camelódromo ao lado da rodoviária, realizada no dia oito de setembro. Foram mais de 32 mil itens irregulares ou ilegais encontrados – 30 mil a mais do que uma operação semelhante feita pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro na Central do Brasil.
A ação de Choque de Ordem envolveu a Câmera Permanente de Gestão (CPG), Fiscalização de Posturas, Guarda Municipal Ambiental, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. Entre os itens apreendidos, mais de 18 mil mídias estavam na lista, sendo 14 mil CDs e DVDs piratas.
Na operação, além da apreensão de produtos, a equipe verificou irregularidades no uso do espaço, e camelôs trabalhando sem licença municipal. Uma comissão se reuniu com representantes da Prefeitura: os camelôs já estão procurando a prefeitura para regularizar a sua situação junto ao município.
- Os produtos apreendidos estão acautelados na Guarda Municipal, e nos próximos dias serão levados para a Polícia Civil, onde serão periciados e depois descartados. O aproveitamento de mídias virgens não será possível por serem produtos de contrabando, disse o gerente do programa de Segurança da CPG e coordenador da comissão de Ação de Ordem, Lúcio Aracati.