Foto: Divulgação
Atrações desta terça-feira começam às 18h30min
Prossegue nesta terça-feira (13) a mostra de fim de ano da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), ligada à Fundação Macaé de Cultura (FMC). A Mostra Emart, como resultado do esforço de alunos e professores nas aulas lecionadas durante o ano, traz para exibição pública no Teatro Municipal de Macaé (TMM), a Camerata de Violões, às 18h30 e o Coral Infantil apresentando o musical "Os Saltimbancos", às 20h30.
A Camerata de Violões da Emart, sob a direção e regência do professor Roberto Fontes, violonista de formação erudita com vivência em música e que coordena o projeto da escola, irá exibir um repertório de músicas como: "I Smile to see how you devise" (anônimo); "Pavan de Welburn" (Andrew Forrest); "Mall Sims" (an old english dance); "Tyrolean cradle song" (tradicional) e "The winds of Yule" (anônimo - séc. XVI). Os alunos que integram a Camerata são: Antônio Freire, Celino Geraldo, José Assis, Manoele Rosa, Manolo Gonzalez e Gustavo Sacramento.
Já o Coral Infantil irá cantar algumas músicas dos "Saltimbancos", que foram compostas com as letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, com inspiração no conto "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm e que no Brasil ganhou versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque. "Uma história de gata", "Bicharada", "O jumento", "A galinha", "Ciranda bailarina" e "Esconde-esconde", são algumas das músicas.
Na mostra desta segunda-feira (12), houve apresentações no Foyer do teatro, às 18h e às 19h. Na primeira, os alunos Maicon Cruz e Alex Costa (guitarra), Mario Victor Rocha (bateria), os professores Gustavo Viera e Arthur Santos tocaram as músicas "Watermelon Man", de Herbie Hancock; "When the Saints go Marching in" (autor desconhecido) e "Asa Branca" (Luiz Gonzaga).
Na segunda, o Grupo de Choro, liderado pelo professor Marco Pólo (o mestre Banana), tocou músicas bastante conhecidas como "Carinhoso", "Chorinho de gafieira" e "Pedacinho do céu", que encantaram o público. O grupo é formado por alunos e professores de cavaquinho, percussão, canto e violão.
O baterista Mário Victor (25 anos), que frequenta o curso livre de música da Emart, foi muito aplaudido após um “Play Long” de seis minutos da música “19 Days”. Ele estava feliz e disse que ainda se sente um iniciante. “Ainda tenho muito que aprender. Estou na Emart há um ano e meio e pretendo continuar.” Alex Costa (46 anos), que aprende a tocar guitarra há dois anos, também almeja seguir. “Preciso caminhar, primeiro porque gosto de música e também porque a guitarra me atraiu. Após o curso livre quero me aperfeiçoar no curso técnico da Emart”, falou.
A programação continua nesta quarta-feira (14), no Teatro Municipal com a exibição da Orquestra Popular de Macaé (OPM), às 15h, Canto e Teclado Infantil, às 18h, e o Coral da Cidade, às 20h30. Na quinta-feira (15), a Mostra se encerra com o Encontro de Pianos, às 18h30 e com a celebração da cerimônia de formatura dos alunos dos Cursos Técnicos em Música e Teatro, às 19h30.
A Emart foi criada em 9 de dezembro de 2003, pela Lei 2426/03 e teve seu início com a implantação do Curso de Especialização em Montagem de Espetáculos, em 2002, no então núcleo de formação da FMC. A primeira escola de artes do município recebeu o nome da artista e grande incentivadora das artes nos anos 60 e 80. Hoje, a escola oferece anualmente, cursos técnicos e livres de música, teatro e pintura para cerca de 700 alunos, gratuitamente.