logo

Caminhada encerra terceira edição do Educando na Cidadania

07/11/2007 16:31:02 - Jornalista: Catarina Brust

A terceira edição do Projeto Educando na Cidadania, desenvolvido pela prefeitura de Macaé, foi encerrada nesta quarta-feira (7) com uma caminhada que reuniu cerca de 1,2 mil estudantes de 11 escolas da rede municipal e estadual pelas ruas do centro da cidade. O projeto, coordenado pelo Programa Macaé Cidadão, tem o objetivo de desenvolver várias ações envolvendo alunos e professores nas questões relacionadas à cidadania.

“Olhares da Terra” foi o tema do projeto deste ano que culminou com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano, na quadra do Colégio Estadual Luiz Reid. O projeto é desenvolvido em parceria com a secretaria Especial de Educação. Com o tema “Estudantes de Macaé de olho no meio ambiente” os alunos de 11 escolas de Macaé se concentraram no Colégio Estadual Luiz Reid, de onde saíram para a caminhada.

- O objetivo da caminhada é mostrar à população a realização da culminância desse projeto desenvolvido pela prefeitura de Macaé, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes – explicou Amélia Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão.

Os trabalhos das escolas envolvidas no projeto de 2007, foram apresentados em tendas montadas na quadra do Colégio Estadual Luiz Reid. Alunos da Escola Estadual Municipalizada Oscar Cordeiro usaram o tema Aquecimento Global para mostrar as conseqüências que isso pode trazer para o planeta, como o aumento do nível do mar. “Solidariedade e Cia” foi o foco do trabalho dos estudantes do Ciep Municipalizado 455 – Maringá. Além de desenhos e recortes, os alunos da escola arrecadaram alimentos, material de limpeza e brinquedos usados para serem doados.

A programação de 2007 do Educando na Cidadania foi desenvolvida em várias etapas, com a realização de palestras para educadores e alunos relacionadas às questões ambientais e encontros temáticos. O projeto tem o objetivo de construir uma nova geração de cidadãos macaenses, estruturado na educação de base.

A Funemac, as secretarias de Trabalho e Renda, Inovação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, e Agenda 21, apresentaram seus projetos nos estandes.

- Estamos mostrando os projetos desenvolvidos pela prefeitura por meio da secretaria de Trabalho e Renda voltados para os jovens, como o Sem Fronteiras e o Programa Macaé de Primeiro Emprego/Juventude Cidadã (PMPE). Um dos focos da coordenadoria de atendimento ao jovem é adotar políticas públicas de inclusão social e fortalecimento da cidadania aos jovens de 16 a 24 anos – destacou Cláudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda, que esteve presente no encerramento do projeto. O projeto Sem Fronteira atende 300 jovens e o PMPE qualificou sócio-profissionalmente três mil jovens.

Participam do projeto as escolas municipais Joaquim Augusto Borges, Generino Teotônio de Luna, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Pedro Adami, Wolfango Ferreira e Professora Maria Letícia Santos Carvalho, os colégios estaduais Matias Neto e Luiz Reid, o Ciep Municipalizado/455 Maringá, e as escolas estaduais municipalizadas Polivalente Anísio Teixeira e Oscar Cordeiro.