Caminhada marca ação do Outubro Rosa

16/10/2013 15:59:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Flávio Sardou

Caminhada alerta para importância da prevenção ao câncer de mama

Para marcar a ação do Outubro Rosa, a prefeitura realizou na manhã desta quarta-feira (16), uma caminhada para alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento foi promovido pela secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Enfermagem. A concentração foi na Praça Veríssimo de Melo e a caminhada terminou na Câmara Municipal.

De acordo com informações da psicóloga do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Priscila do Espírito Santo, a atribuição principal do setor é capacitar os profissionais da rede, principalmente na atenção à mulher, promovendo palestras, troca de informações, entre outras ações nos módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A médica ginecologista Vanja Santos, coordenadora técnica do programa, ressalta que a caminhada e a campanha, têm o objetivo principal de conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce. De acordo com ela, a medida é fundamental para ajudar no tratamento e aumentar as chances de cura do câncer de mama.

A coordenadora do Núcleo Municipal de apoio ao Paciente Oncológico, Viviane Cotta, conta que a paciente tem acesso a cuidados de uma equipe multidisciplinar, com assistente social, psicólogo e fisioterapia oncológica. Futuramente existe a previsão de ativar os grupos “Mama Rosa” e “Alongamento”.

- Para ter atendimento, basta a pessoa comparecer à Rua Visconde Quissamã, 674, Centro. Inicialmente o paciente recebe um atendimento com a assistente social, para que ela seja encaminhada ao profissional adequado, pois primamos pelo atendimento humanizado - pontuou Viviane.

Atualmente o programa possui 500 pacientes cadastradas, e hoje são assistidos cem pacientes por dia em atendimento psicossocial.

A primeira dama do município, Vera Ladeira, esteve na caminhada para dar apoio ao Outubro Rosa. Ela disse que a saúde começa pela prevenção e a informação também é muito importante. “Quanto mais cedo descobrir a doença, mais chances a mulher terá de ser curada”, comentou.

A subsecretaria da Mulher também apoiou o evento e de acordo com informações da subsecretária, Renata Oliveira, o apoio ao Outubro Rosa foi realizado por meio de uma mobilização realizada em toda a secretaria de Desenvolvimento Econômico, chamando para participar da caminhada, alunas, instrutoras e as próprias servidoras municipais.

A Universidade Estácio de Sá também esteve na caminhada. A professora Marina Flores, do curso de Enfermagem, disse que os universitários sempre apoiam os eventos realizados pela prefeitura.

A paciente oncológica Marina Aprígio, de 62 anos, conta que descobriu a doença em 2004 e teve que se submeter a uma mastectomia (retirada da mama) e mais tarde descobriu que houve uma metástase e a doença foi para o pulmão. Ela operou e passou por sessões de quimioterapia.

- Eu contei com o apoio fundamental do meu esposo, filhos, noras e equipe técnica dos médicos de Campos e Macaé. Mas um fator fundamental para vencer foi não parar de trabalhar e perder a alegria de viver. O amor cura e opera milagres - conclui.