“Em busca de igualdade estamos aqui”. Este é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. E para lembrar a data, cerca de 40 alunos com necessidades educacionais especiais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão e os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram de uma caminhada de conscientização pelas ruas do Centro nesta quinta-feira (23).
A programação, realizada no decorrer da tarde, contagiou pedestres e motoristas que percorriam as proximidades do calçadão. Coordenada pela Apae, uma das finalidades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é levar a reflexão sobre a indiferença social.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, pontuou que as escolas municipais seguem as novas orientações do Ministério da Educação (MEC) quanto à educação especial, atendendo alunos com necessidades educacionais especiais da EJA.
- A proposta maior é a inclusão destes alunos. Para isso, precisamos do apoio de toda a comunidade escolar, pois aqueles que passam a conviver com pessoas com deficiência intelectual podem afirmar o quanto é prazeroso e gratificante registrar os exemplos de superação a cada dia, afirmou Marilena.
Já a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, Sílvia Martins, destacou que a semana é uma oportunidade para o reconhecimento e valorização dos portadores de necessidades educacionais especiais.
- Todos os que estudam na Apae e na turma de Educação Especial do Colégio Maria Isabel Damasceno Simão pretendem mostrar a importância da igualdade de direitos e sobretudo da acessibilidade, disse.
Emocionada, a coordenadora lembrou também que a programação é mais uma maneira de sensibilizar a sociedade, de que os portadores de necessidades educacionais especiais existem e são capazes. “Eles podem realizar qualquer atividade, como dançar, cantar, trabalhar e estudar”, ressaltou.
A turma de Educação Especial do Maria Isabel é conhecida por participar de atividades diversas, como o projeto “Conhecendo Macaé”, que consiste em visitas a vários locais do município. Entre eles, os bairros mais populosos, monumentos históricos, a área comercial da cidade, os shoppings e a Serra.
Animada, a estudante Amanda da Silva contou que gosta de estudar e conhecer novas pessoas: “Já visitei lugares muito legais, como o metrô e o Centro de Macaé. Eu gosto muito de estudar e de estar com meus amigos e professores”, falou.
Outras ações serão realizadas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Uma delas será a exposição fotográfica “Conquistando Caminhos”, que poderá ser apreciada no próximo dia 27, no Plaza Shopping. Com o tema “Conquistando caminhos para ser e conviver”, as fotografias foram produzidas pelo olhar especial do aluno Jonathan Toledo, que estuda na Apae e na turma de Educação Especial da EJA do Colégio Maria Isabel.
Nas imagens, Jonathan Toledo conseguiu retratar os valores e conceitos que contribuem para a inclusão e a cidadania: “A linguagem artística é um importante um caminho para a revelação dos talentos artísticos dos portadores de necessidades educacionais especiais”, finalizou Sílvia Martins.