logo

Caminhada pede educação para a paz

05/06/2006 11:00:07 - Jornalista: Janira Braga

A ONG Movimento Juventude, a prefeitura de Macaé e a classe estudantil do município promovem no próximo dia 14 (quarta-feira) um ato público denominado “Movimento Juventude pela Paz”, com o objetivo de envolver a sociedade em ações a favor da paz e contra a violência em Macaé. A primeira atividade será uma passeata pelas ruas do Centro. A concentração será na orla de Imbetiba e os caminhada sairá às 17 horas, em direção ao Teatro Municipal. A Fundação Macaé de Cultura (FMC) e a secretaria de Governo apóiam o evento.

- Não vamos discutir a violência, mas sim uma alternativa para a paz – afirma o conselheiro da ONG Movimento Juventude, Mauro Maia. Após a caminhada, a especialista Sandra White ministra palestra sobre “Educação para a Paz”, na qual vai discursar as formas de convívio social e educacional que podem contribuir para a promoção da paz em uma sociedade.

Depois da palestra, será realizado um debate com os participantes e em seguida, haverá show com uma banda de pop rock do município, ainda em definição. “Todos os atos deste dia serão voltados para a paz. Nosso objetivo é debater a educação, que é a base do desenvolvimento social, e sua contribuição para a promoção da paz”, destaca Mauro.

Um dos coordenadores do evento, Fabrício Paes, ressalta que a idéia é criar um grupo de discussão para se reunir periodicamente e discutir os mecanismos de avançar na questão da paz em Macaé. “Queremos apresentar uma proposta às autoridades competentes com sugestões de criação de lei envolvendo educação para a paz”, disse Fabrício.

Segundo o coordenador, o objetivo é criar um fórum permanente de discussão que envolva toda a população. “Convidamos escolas, grêmios, autoridades municipais, instituições, entidades e gostaríamos de contar com a participação de toda a sociedade para elevar a discussão da promoção da paz no convívio populacional”, comenta.