Caminhão da Ressonância registra alto índice de faltas

25/10/2012 11:40:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Foto: Guga Malheiros

O serviço de Ressonância Móvel - uma parceria da Prefeitura de Macaé com o Governo do Estado por meio das secretarias municipal e estadual de Saúde – fica em Macaé até o próximo dia oito de novembro. A procura pelos exames de ressonância tem sido grande no município, mas, de acordo com os dados atualizados da unidade, o número de faltas de pacientes também está alto. Instalado na Praça Washington Luiz, o caminhão tem registrado, em média, 20 a 30 atendimentos por dia, número que poderia ser maior não fosse as faltas.

De acordo com o coordenador da unidade móvel, Wagner Feitosa, até a última quarta-feira (24), 490 atendimentos já foram feitos. O número de exames realizados chegou a 585. Já as faltas estão em 163.

- Alguns pacientes realizam mais de um exame, por isso o número aumenta. A procura está boa, temos atendido, inclusive, muitos pacientes por regime de encaixe, mas o número de faltas está consideravelmente alto, o que é ruim, já que se trata de um exame tão complexo e tão caro, pontuou Feitosa.

De acordo com os números da unidade, já foram feitos 101 exames por encaixe. Trata-se do atendimento a pacientes que não marcaram previamente, mas que possuem encaminhamento de algum médico. Este paciente é encaixado de acordo com as vagas disponíveis no dia, sem prejudicar aos pacientes que já estavam marcados.

- Temos uma logística bem sincronizada para atender bem aos pacientes. Duas vezes por semana os dados dos exames são enviados para o Rio de Janeiro, para o Hospital Getúlio Vargas. Lá estes exames são revisados por outros médicos, já que foram enviados com o laudo do médico da nossa unidade. Em seguida, os exames retornam para a secretaria de saúde da cidade de origem de cada paciente, que recebe os exames em duas mídias, explica o coordenador.

Os dados são atualizados diariamente. Além de Macaé, os serviços prestados pela unidade beneficiam moradores de outras cidades da região como Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

Ao todo, oito profissionais atuam na unidade. O atendimento acontece de segunda a sábado; sempre das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 15h, aos sábados. Os exames são feitos mediante agendamento prévio, realizado pela secretaria municipal de Saúde. O médico do paciente emite uma solicitação do exame, que deve ser apresentada na sede da Secretaria de Saúde. O laudo é emitido pelo médico do Programa de Ressonância Móvel e sai dentro de 15 dias.

Fundamental para identificar doenças como câncer, tumores, infecções e problemas de ligamento, a ressonância é um exame considerado sofisticado, de melhor resolução para partes moles do corpo e tem a vantagem de não usar a radiação ionizante. Tudo isso torna o exame geralmente caro para o paciente, que pode pagar até R$ 1.000,00 na rede privada.


Fotos Relacionadas