Na primeira semana da campanha de vacinação anti-rábica felina e canina, realizada pela secretaria de Especial de Saúde de Macaé, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 1.137 animais foram imunizados. A vacinação é feita em dois bairros por dia.
A gerente técnica do CCZ, a veterinária Cristina Pereira, lembra que o número poderia ser maior, mas devido a chuva na última quinta-feira (12), a vacinação não pôde ser realizada nos postos do Miramar e Paes Erlaches. Uma nova data será definida pela equipe.
Cristina acrescenta que todos os animais a partir de um mês de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes e as que estão amamentando. “A vacina não oferece riscos aos filhotes, nem à mãe e visa erradicar a raiva, uma doença sem cura”, alerta.
A veterinária explica que a raiva é uma zoonose que representa um grande problema de saúde pública, pois tem evolução fatal quando instalada no organismo. A única forma de prevenção é a vacina. O animal doente transmite, pela saliva, o vírus a um outro animal ou pessoa, por meio de mordeduras ou ao lamber a pele que contenha ferimentos. O animal com raiva apresenta inquietude e procura lugares escuros para se esconder.
É importante que os proprietários não esqueçam de levar o cartão de vacinação entregue no ano passado.
Programação:
Dia 16 – segunda-feira
Aroeira I – Praça Arlindo Mourão
Maringá – Praça o Maringá
Dia 17 – terça-feira
Barra de Macaé – Praça do coreto
Novo Horizonte – ponto final do ônibus (campo de futebol)
Dia 18 – quarta-feira
Rio Novo – Associação de moradores
Visconde de Araújo – Praça da igreja Santo Antônio
Dia 19 – quinta-feira
Ilha da Caieira – entrada da ilha
Visconde de Araújo - Praça da igreja Santo Antônio
Dia 20 – sexta-feira
Prq. Aeroporto – Praça da Ampra
Virgem Santa – volante/coreto