A Campanha ‘Colorindo um Futuro Melhor’ arrecadou R$ 5 mil em cinco meses para o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA). Todo dinheiro arrecadado será utilizado nas campanhas e projetos do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA).
Essa verba tem sido arrecadada através da restituição do Imposto de Renda. O Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente é um instrumento de captação e viabilização de recursos destinados aos programas de atendimento a crianças e adolescentes aprovados pelo CMDDCA.
Para facilitar a captação de recursos, o fundo criou essa campanha que permite a empresas e cidadãos atrelarem suas doações ao Imposto de Renda. O Estado permite que empresas e cidadãos destinem a projetos específicos parte do valor a pagar ou receber de IR através de um mecanismo chamado Renúncia Fiscal.
Assim, a doação é feita em qualquer época do ano, por transação bancária e na declaração de IR (formulário completo). O Código oito precisa ser preenchido, informando o valor e a instituição beneficiada.
O FMDDCA está buscando parcerias com empresas privadas para aumentar a arrecadação. Segundo o assessor jurídico desse órgão, o advogado Andre Luiz Quadros Machado, essa campanha é importante porque torna o fundo autossustentável, independente das verbas provenientes da prefeitura.
Escola de Paz
A equipe do fundo foi ao Rio no último mês para participar de reunião cuja meta é promover a realização de projeto multidisciplinar (Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social), intitulado ‘Escola de Paz’. A implantação consiste em instalar em Macaé primeiramente um Laboratório de Convivência.
A ‘Escola de Paz’ é um círculo de palestras e estudos do ambiente escolar, visando dirimir e minimizar os conflitos nas escolas. “Esse projeto deve ser implantado a partir do ano que vem e é o FMDDCA que está gerenciando sua parte financeira”, completa Andre Luiz Quadros Machado.