Foto: Durante as palestras promovidas no auditório do Ce
Iniciada no último dia 15, a campanha “Rompendo o silêncio - Denuncie” que vem conscientizando a sociedade sobre os maus tratos às pessoas da terceira idade, foi considerada como positiva pela subsecretária do Idoso, Marli Reis. Na sua avaliação, as ações que estão sendo executadas pela subsecretaria em parceria com o Conselho do Idoso está mobilizando grupos em defesa dos direitos da pessoa idosa.
- A campanha não tem data para encerrar, pois se trata de um trabalho contínuo e de parceria entre a Prefeitura de Macaé, através da subsecretaria do Idoso e o Governo do Estado, por meio da secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Temos contado com o apoio da presidente de honra dos 23 grupos da Terceira Idade de Macaé, Margarida Mussi e com as instituições que trabalham com as pessoas idosas. Nosso objetivo é zelar pela dignidade do idoso e protegê-lo contra qualquer ato desumano ou violento, disse Marli.
Durante as palestras promovidas no auditório do Centro de Convivência do Idoso Elisa Lamoglia Mussi, foi feito um alerta sobre o número de atos constrangedores, sejam físicos, psicológicos e econômicos que ocorrem com as pessoas da terceira idade.
- Macaé já registra mais de 150 casos nos primeiros cinco meses do ano e isso nos preocupa. Em 2011 foram contabilizados cerca de 420 denúncias. Temos que refletir qual o nosso papel e continuar na luta para a redução da violência aos nossos idosos promovendo ações de sensibilização, pontuou.
Dados do IBGE – O município de Macaé possui, segundo o IBGE, 15.937 idosos. Destes, 7.115 são homens e 8.822 são mulheres. O instituto de estatística também registra que a maior população idosa é encontrada no bairro Parque Aeroporto, com 2.030 idosos. Em segundo e terceiro lugares estão o Centro da cidade com 1.862 e Aroeira, com 1.449 idosos, respectivamente.
Notificação dos casos – Segundo Marli, a Subsecretaria do Idoso tem recebido denúncias e notificações de órgãos como o HPM, Ministério Público, Procuradoria, Conselhos e coordenadoria da Terceira Idade, e encaminhado os idosos para tratamento de saúde, de assistência social, psicológico, além do acesso à habitação digna, ao transporte, à justiça e a outros direitos dos idosos.
- Nossa missão é garantir os direitos fundamentais da pessoa idosa como reza o Estatuto do Idoso. São cerca de cinco mil idosos atendidos pela Prefeitura de Macaé, cadastrados na subsecretaria. Por isso, a campanha “Rompendo o silêncio – Denuncie”, não acaba. Continuaremos a promover ações e atos públicos criando uma corrente de integração e sensibilização para o tema – assegurou.