logo

Campanha contra o câncer de pele acontece no sábado

06/12/2007 16:34:18 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Acontece no sábado (08), a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Em Macaé, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a secretaria Especial de Saúde, realiza uma grande mobilização na praia dos Cavaleiros, entre 9h e 13h.

O objetivo da campanha é prevenir e alertar a população sobre os riscos do câncer de pele. De acordo com o dermatologista e coordenador da campanha no município, Edilbert Pellegrini, dentre os tumores existentes, o câncer de pele é o primeiro no ranking mundial. No Brasil, o câncer de pele também é o de maior incidência e chega a 24,7% dos casos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Diversos profissionais farão panfletagem e orientarão a população sobre os perigos da exposição ao sol de forma inadequada. Um estande também será montado no calçadão, onde serão distribuídas amostras grátis de protetor solar.

- A maior causa é a exposição excessiva ao sol, principalmente por quem tem a pele clara, olhos e cabelos claros, muitas pintas, história de câncer da pele na família, queimaduras anteriores pelo sol e sardas. Quanto mais destes fatores a pessoa tiver, maiores são as chances de desenvolver a doença - , explica o dermatologista.

Recomendações – Edilbert explica ainda que os cuidados devem ser tomados durante a infância e juventude, pois a ação do sol (ultravioleta) é cumulativa, salientando que se passarão alguns anos para que o sofrimento e o ataque que a pele sofreu se manifeste.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão).

As barracas usadas na praia devem ser de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.