Para conter o surto de rubéola no estado do Rio de Janeiro, a secretaria estadual de Saúde, em parceria com as secretarias municipais iniciou, esta semana, a campanha de vacinação contra a rubéola. Em Macaé, a vacina está disponível em 38 postos, incluindo os bairros e distritos até o dia dois de junho, de 8h às 17h.
A população também contará com equipe de vacinadores no Núcleo de Atendimento a Mulher e a Criança (Nuanc) da Aroeira e Nuam da Barra, Pronto Socorro Aeroporto e Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos. Ao todo mais de 300 pessoas estão atuando na campanha.
Segundo a gerente de imunização, Soaria Fernandes, a meta é imunizar 33.600 homens e mulheres com idade entre 20 e 34 anos. Segundo os dados do Ministério da Saúde, a maior incidência da doença está nesta faixa etária, sendo 70% dos casos diagnosticados em homens.
O secretário de Saúde, Luiz da Penha, ressalta que a maior preocupação é em evitar os casos de aborto e a rubéola congênita.
- A Síndrome de Rubéola Congênita (SRC) pode ser passada para os bebês quando a gestante contrai doença nas primeiras semanas de gravidez, ocasionando problemas como cegueira, catarata, surdez, alterações cardíacas e retardo mental – explica o secretário.
Soraia lembra que a única contra-indicação para tomar a vacina é em relação as pessoas que estiverem com febre alta, gestantes e mulheres em idade fértil que pretendem engravidar nos próximos 90 dias.