Uma fila quilométrica foi formada, antes mesmo da abertura da I Campanha de Prevenção de Câncer de Próstata, que aconteceu neste sábado (dia 16), no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. A doença atinge um em cada seis homens e, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologista 2% dos homens brasileiros necessitam de diagnóstico.
A campanha teve como público alvo homens acima de 45 anos. Segundo o coordenador da campanha, Paulo Roberto Seady, é a primeira vez que um evento como este acontece em Macaé. Durante todo o dia, foram realizados palestras, esquetes teatrais, exames clínicos e laboratoriais.
Para a campanha foram recrutados 16 urologistas que atenderam em consultórios individuais. “Se houver necessidade de um exame mais detalhado, uma biópsia ou uma cirurgia, estamos preparados para atender esses pacientes”, garantiu Seady.
A campanha foi a oportunidade que o mecânico Paulo Roberto precisava. Ao 60 anos, ele nunca tinha feito o exame. “Graças a um amigo que me falou da campanha hoje estou podendo fazer o exame”, relatou o mecânico.
Otávio Gervasio da Silva, de 62 anos, já fez o exame duas vezes. Consciente da importância do exame, ele acordou cedo e às 6h já estava na fila. “Fiquei sabendo da campanha pelo rádio e como é caro o exame fiz questão de chegar cedo para garantir”, explicou Silva.
Os resultados dos exames feitos durante a Campanha serão entregues nos dias 27 e 28 de dezembro, no próprio Centro de Saúde.