Campanha de doação de sangue termina nesta sexta-feira (30)

29/11/2012 17:06:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Termina nesta sexta-feira (30), em Macaé, a Campanha Nacional do Doador de Sangue, na XV Semana do Doador de Sangue. Com a média de 25 doadores por dia, a campanha, que vem sendo promovida desde o dia 22, teve como o objetivo incentivar novos doadores e aumentar a reserva de sangue no município.

— Principalmente nesse fim de ano. Esses próximos três meses são o período mais crítico, por isso, o mais importante é manter a regularidade das doações. No período de festas de fim de ano, de férias, a demanda é bem maior. Doar sangue é, antes de tudo, um ato de amor, porque permite aqueles que precisam de sangue manterem-se vivos. É importante que a sociedade reconheça e homenageie aqueles que com um simples gesto de doar sangue contribuem para que o próximo continue vivendo — observa A assistente social do Serviço Municipal de Hemoterapia, Renata Oliveira.

O hematológico e hemoterapeuta Glauber Lacerda, coordenador da Unidade Transfusional do Hospital Público de Macaé (HPM), explica que o HPM utiliza mensalmente, aproximadamente 200 bolsas de sangue.

— Quando o voluntário faz a doação de sangue são feitos vários exames. Logo depois a bolsa de sangue é preparada e separada. Se Macaé contasse com dois doadores de sangue, por dia, não teríamos problemas nem falta de sangue. É preciso uma conscientização para que haja doação contínua. É extremamente saudável a doação de sangue, pois além de ajudar a salvar vidas, a pessoa também acaba fazendo um acompanhamento da saúde — explica o hematologista, ressaltando que são feitos exames como os de hepatites B, C e também HIV.

No HPM, é comum ter o doador de reposição que geralmente é uma pessoa cujo parente ou amigo está internado e precisa de sangue. “Já que o paciente precisou tomar sangue, é feito um pedido para que um parente ou amigo faça a doação para repor. A doação é funciona como uma corrente, onde temos o doador, exames, a bolsa de sangue e o receptor. Mas o elo mais forte dessa corrente é o doador. Sem ele, não podemos fazer nada”, observa.

A campanha de doação foi promovida pelo Serviço Municipal de Hemoterapia, com profissionais da Unidade Transfusional, HemoPM, Psicologia e Serviço e pelo HPM. A data foi instituída pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz parte da estratégia governamental de incentivar a população a praticar este ato de solidariedade.

ATENDIMENTO – O atendimento do Serviço de Hemoterapia é feito de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O Serviço de Hemoterapia está situado na rua Dr. Bueno, 40, Centro, anexo ao Hospital São João Batista. O telefone para maiores informações é o (22) 2772-5550. Qualquer pessoa pode se tornar um doador. Basta ser maior de idade, gozar de boa saúde e não ter ingerido álcool nos três dias que antecedem à doação.