logo

Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual mobiliza população de Macaé

21/05/2014 17:49:00 - Jornalista: Ana Menezes*

Foto: Maurício Porão

A ação aconteceu nesta quarta-feira (21), na Praça Veríssimo de Melo

A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, nesta quarta-feira (21), uma Ação de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente. O evento aconteceu na Praça Veríssimo de Melo, das 9h às 17h, e propôs uma reflexão sobre a importância do combate e denúncia.

- O objetivo da campanha é sensibilizar a população em relação a denúncia contra a violência sexual e divulgar que existem órgãos competentes responsáveis por esses tipos de atendimento, para que esses casos saiam da invisibilidade e as pessoas percam o medo de informar -, frisou a coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência (Creas), Edileny Villaça, acresentando que a principal violência sofrida atualmente pelas crianças e adolescentes é a sexual.

De acordo com Edileny, o trabalho do Creas é fortalecer a proteção à família. O órgão atende, em média, trezentas famílias referenciadas. As famílias são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar com doze profissionais, formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, advogados e educadores sociais.

A ação conta ainda com a parceria do Conselho Tutelar e da Subsecretaria da Infância e Juventude. Na próxima quarta-feira (28), uma Roda de Conversa sobre o tema será realizada na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro. As escolas Ciep 455 Municipalizado Maringá e Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira serão as próximas a receberem a campanha.

Na Roda de Conversa participarão a gestão escolar e professores, que serão orientados sobre como identificar possíveis sinais que a criança e o adolescente demonstram quando são vítimas da violência sexual e como proceder para denunciar.

Esta é mais uma ação do governo municipal, que vem se empenhando na adoção de políticas públicas que garantam cada vez mais que crianças e adolescentes tenham um ambiente sadio e harmonioso no seu pleno desenvolvimento, como preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente.



A importância de denunciar

A orientação das equipes é que os pais e responsáveis fiquem atentos à criança e/ou adolescente, como também dos seus vínculos como as redes sociais e grupos de amigos na escola e vizinhança.

Para que o combate à violência seja eficaz, juntamente com as ações efetivas de políticas públicas, a denúncia é considerada de extrema importância. O Disque 100, principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em 10 anos de funcionamento, já recebeu mais de 160 mil denúncias em todo o país. As denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações.

Em Macaé, também é possível realizar denúncias no Conselho Tutelar, Creas e CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Conselho Tutelar I: 2762-0405 / Plantão: 98837-4314

Conselho Tutelar II: 2762-9179 / Plantão: 98837-3294

Conselho Tutelar III: 2793-4050/4044 / Plantão: 98110-2301 (Serra)

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: 2796-1546

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social: 2796-1507 / 2796-1102



*Com supervisão da Secom



Fotos Relacionadas